Cultura

Pavilhão da Cortelha pronto para receber no Sábado a Feira da Aguardente e Mel

Aproxima-se mais uma edição da Feira da Aguardente e Mel, na Cortelha. É já no próximo Sábado, dia 9 de Março, que o Pavilhão da Cortelha, em pleno interior do concelho de Loulé, mesmo à beira da Estrada Nacional 2, irá acolher os melhores tesouros da Serra do Caldeirão, a Aguardente e o Mel.

Esta iniciativa pretende destacar e valorizar dois produtos de excelência da serra algarvia tradicionalmente produzidos com grande dedicação e mestria e que continuam ainda nos dias de hoje a ter muita relevância quer ao nível da dinâmica social e económica, quer em termos da projeção turística do interior algarvio, a Aguardente e o Mel.

A Feira da Aguardente e Mel realiza-se no Pavilhão da Cortelha, num espaço renovado e totalmente coberto, onde não vai faltar muita animação, gastronomia, artesanato e o habitual passeio pedestre. O programa tem início às 9h00 com um passeio pedestre com cerca de 10 km de extensão, pelos trilhos mais belos e recônditos da zona, com passagem por destilarias de medronho em pleno funcionamento e onde vão poder provar o precioso nectar, a aguardente de medronho, para se inscrever basta ir a www.amigosdacortelha.pt.

No recinto, os expositores abrem as suas bancas pelas 12h00, logo de seguida, pelas 12h30 começam a ser servidas as tapas e iguarias da Serra do Caldeirão, onde os visitantes podem apreciar umas boas papas de milho, chouriça assada, moelas fritas, filhós serranas, galo guisado, entre outros pratos.

A animação tem inicio pelas 14h00 com o acordeão de Flipe Romão, sendo que o folclore terá lugar às 16h00 com o Grupo Etnográfico “Amendoeiras em Flor” da Altura. Pelas 18h00 as sonoridades do alentejo e da viola campaniça sobem ao palco com o Grupo “Violas Campaniças”, de Castro Verde. Para a noite realiza-se o Baile com Marco Filipe, com inicio pelas 21h00.

Estarão presentes os principais produtores locais de aguardente e mel, mas também agricultores e artesãos, dando assim possibilidade aos visitantes de degustar e adquirir produtos verdadeiramente genuínos e de elevada qualidade.

A organização está a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, com o importante apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.