Desporto

Francisco Rocha fura o qualifying do Vale do Lobo Open

Francisco Rocha venceu dois encontros num só dia e garantiu o apuramento para o quadro principal de singulares do Vale do Lobo Open, no qual se junta aos compatriotas Jaime Faria, Frederico Silva, Duarte Vale, Tiago Pereira, Pedro Araújo e Tomás Cortez.

Organizado pela Federação Portuguesa de Ténis na Vale do Lobo Tennis Academy entre os dias 10 e 17 de março, o torneio pertence à categoria ITF M25 e é pontuável para oranking ATP.

Isento da primeira ronda graças ao estatuto de terceiro cabeça de série, Francisco Rocha (que é o 926.º classificado no ranking mundial) apurou-se para o quadro principal com duas vitórias sobre compatriotas: primeiro ao vencer Diogo Coelho por 6-0 e 6-0, depois Diogo Marques por 6-4 e 6-2.

Para além do portuense, Rodrigo Fernandes (6-1 e 6-1 sobre Miguel Pereira Lopes) e Gonçalo Falcão (6-2 e 6-0 contra José Freitas) confirmaram o estatuto de favoritos para chegarem à última ronda do qualifying, feito que também Daniel Batista (6-3, 6-7 e 11-9 frente ao suíço Alexander Orlov, 12.º cabeça de série) conseguiu.

Mas todos foram travados nesta jornada dupla: o primeiro ao ceder uma reviravolta (3-6, 6-4 e 10-6) perante o espanhol Andres Fernandez Canovas, o segundo com um desfecho semelhante (4-6, 6-1 e 10-3) frente ao búlgaro Alexander Donski e o terceiro devido a uma desistência quando o marcador assinalava 4-1 favoráveis a Mario Gonzalez Fernandez.

Duarte Trocado, Tomás Almeida, Guilherme Valdoleiros, Daniel Marincas Martim Simões foram eliminados da parte da manhã, ainda na segunda eliminatória.

Feitas as contas, o apuramento de Francisco Rocha aumentou para sete o número de portugueses presentes no quadro principal de singulares deste Vale do Lobo Open, com o jovem natural do Porto a juntar-se a dois compatriotas com entrada direta e quatro convidados pela organização.

Esta segunda-feira ficou a saber-se que pelo menos um deles estará na segunda ronda, pois Duarte Vale (605.) e Pedro Araújo (776.º) vão medir forças.

Os dois foram convidados pela organização, tal como Tiago Pereira (733.º) e Tomás Cortez (vencedor do torneio wild card).

O algarvio vai reencontrar o finlandês Eero Vasa (1008.º), que no domingo o derrotou na final de pares do ITF M25 do The Campus, na Quinta do Lago, e esta segunda-feira passou pela fase de qualificação. Já o portuense, o único jogador “da casa” a ir a jogo na terça-feira, terá como primeiro adversário o espanhol John Echeverria (587.º).

Francisco Rocha não teve sorte no sorteio e terá de medir forças com o mais cotado dos tenistas presentes em Vale do Lobo, o francês Jules Marie (203.º), que lidera uma lista de cabeças de série que também conta com Jaime Faria (sexto) e Frederico Silva (sétimo).

Campeão em Vila Real de Santo António, em Faro e na Quinta do Lago nas últimas três semanas, Jaime Faria (esta semana 347.º do ranking, mas com a entrada no top 300 confirmada na próxima segunda-feira) iniciará o ataque ao quarto título consecutivo contra o qualifier búlgaro Alexander Donski (959.º).

Quanto a Frederico Silva, o tenista das Caldas da Rainha (355.º e ex-168.º) vai disputar o primeiro torneio desde novembro de 2023 e abre a campanha contra outro qualifier, o espanhol Rafael Izquierdo Luque (1080.º).