Turismo

Do MED à Mãe Soberana, bolsa de turismo de Lisboa foi montra de promoção do concelho de Loulé

O Município de Loulé foi este ano à Bolsa de Turismo de Lisboa com um stand promocional que se destacou no meio de centenas de expositores, para dar a conhecer os seus eventos, artes tradicionais, gastronomia e uma panóplia de propostas turísticas.

O torreão do Mercado Municipal de Loulé, os panos coloridos do Festival MED ou a calçada portuguesa são uma imagem de marca do espaço que Loulé levou, pelo segundo ano, ao maior certame turístico do país. Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, milhares de pessoas visitaram este stand e ficaram a conhecer a diversidade da oferta turística, cultural e gastronómica de um concelho de referência em termos do turismo nacional e europeu.

Este ano o Município apostou nas novas tecnologias, proporcionando experiências imersivas criadas através da inteligência artificial. No torreão da “praça” foi possível viajar pelas belas paisagens deste território, das praias de areia branca às águas cristalinas da Fonte da Benémola, passando pelas oficinas do Loulé Criativo e Zona Histórica de Loulé. Realismo não faltou nesta visita, incluindo uma “simulação” de voo de parapente pelo cerro da Cabeça de Câmara.

Novidade foi também a oferta de um saco personalizado aos visitantes, gerado por IA depois de responderem a um questionário sobre as suas preferências enquanto turistas.

Durante estes dias, o stand recebeu várias apresentações de iniciativas promovidas e apoiadas pela Câmara Municipal de Loulé, com destaque para o 20º aniversário do Festival MED, momento durante o qual foram anunciados os primeiros 20 artistas que irão figurar no cartaz.

Experiências gastronómicas também não faltaram, como o workshop e degustação de uma cataplana de frango com frutos secos e especiarias acompanhada de cuscuz confecionados, ao vivo e a cores, pela Tertúlia Algarvia; os sabores da comida de aconchego trazida pela Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão; a prova de chocolate durante a apresentação da Feira de Chocolate de Loulé; ou a promoção do Café Calcinha com a oferta de Folhados de Loulé.

Mas Loulé também esteve representado noutros espaços, nomeadamente no stand da Região de Turismo do Algarve, no espaço dos geoparques onde o aspirante Algarvensis teve mais um momento que será integrado na candidatura a apresentar à UNESCO, e ainda no stand do “Turismo Religioso”.

Este último constituiu-se como um espaço coordenado e promovido pelo Município de Ourém (Santuário de Fátima) e ao qual se associaram mais 13 entidades, entre as quais o Município de Loulé. A Festa da Mãe Soberana e o culto mariano estiveram em foco neste espaço promocional, que teve por objetivo ampliar a visibilidade do tema através da partilha de experiências e dinâmicas, numa colaboração entre territórios com características geográficas e culturais próprias e distintas.