Cultura

“Ciclo da liberdade” é a primeira iniciativa do município de Albufeira no âmbito dos 50 anos do 25 de abril

“Ciclo da Liberdade” é o nome do novo projeto do Município de Albufeira. Trata-se de um evento que nos dias 17 e 18 de fevereiro traz até ao Auditório Municipal do concelho o melhor da 7.ª Arte, numa iniciativa que abre as comemorações da autarquia no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, revela que “este é um momento de extrema relevância e que muito nos orgulha organizar, não só pela importância histórica do tema para o país, mas também por ser o mês em que o Município recebe a 10.ª edição dos Prémios Sophia, um evento que proporciona uma oportunidade única para a divulgação dos novos talentos na área do audiovisual.”

Do programa “Ciclo da Liberdade” constam 7 filmes, que vão desde a animação à biografia, passando pelos documentários.

A sessão de estreia acontece no dia 17 de fevereiro, às 15h00 e apresenta quatro filmes portugueses de animação, nomeadamente, “O Casaco Rosa” de Mónica Santos; “A Noite Saiu à Rua” e “Os Salteadores” de Abi Feijó e a “Balada de um Batráquio” de Leonor Teles. No mesmo dia, às 18h00, é exibida a história baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas e emoções reais de quem acompanhou um dos mais reconhecidos símbolos do 25 de Abril. “Salgueiro Maia: O Implicado” é o título desta obra de Sérgio Graciano, que retrata a vida de um dos militares responsáveis pela Revolução de Abril de 1974 que levou à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.

No domingo, dia 18 de fevereiro, o “Ciclo da Liberdade” arranca com “O Profeta” de Roger Allers. O filme, que vai ser exibido às 15h00, conta a história de Mustafa, um prisioneiro político que conhece uma menina de oito anos, Almitra, na ilha fictícia de Orfalés. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas, através de nove histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade. Esta animação baseada na obra homónima do poeta libanês vai ser apresentada dobrada em língua portuguesa possibilitando a compreensão de todos os elementos da família. O Ciclo encerra com a exibição de “Outro País”. Sérgio Tréfaut é o realizador desta película que mostra a Revolução Portuguesa através dos olhares dos mais importantes fotógrafos e cineastas que testemunharam o momento. A emissão está agendada para as 18h00, do último dia do evento. O evento é de entrada gratuita, sujeita à capacidade do local e uma oportunidade única para aprofundar o seu gosto pelo cinema, numa iniciativa que comemora um dos momentos mais relevantes da democracia em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *