Sexto Volume das obras de José Dias Sancho apresentado na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel
O Município de São Brás de Alportel e a Universidade do Algarve apresentam esta quinta-feira, dia 11, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, o sexto e último volume da coleção completa e agora reeditada da obra do escritor são-brasense, José Dias Sancho.
O sexto volume “Prosa breve, correspondência, entrevistas e teatro” junta-se aos volumes anteriormente lançados: “Deus Pan e outros contos” e “Bezerros de Ouro”, “Ídolos de Barro e outros escorços críticos”, “Canções de Amor e outros Poemas” e “Crónicas e conferências”, cuja reedição resultou de uma parceria formalizada entre o Município de São Brás de Alportel e a Universidade do Algarve, com vista à valorização e ao agrupamento da obra completa deste escritor e personalidade carismática, singular na história do Algarve e vulto maior da cultura portuguesa, definido por muitos como o “génio precoce de vida breve”.
Este último volume compila textos relativos à prosa breve, a correspondência e entrevistas, publicadas em diversos jornais e revistas da época, também algumas peças de teatro.
O projeto da reedição completa da obra de José Dias Sancho foi concretizado mediante o rigoroso trabalho de investigação e edição da equipa de investigadoras, Sílvia Quinteiro e Maria José Marques, e a colaboração da editora Opera Omnia e teve início a 11 de janeiro de 2021.
Um trabalho que atesta a grandiosidade literária do escritor são-brasense como figura notável da moderna geração algarvia a quem o destino atraiçoou e não permitiu que tivesse uma vida longa. Não obstante, deixou uma obra ímpar, variada, riquíssima que passa por diversos géneros.
Os livros estão à venda no Município de São Brás de Alportel e nas livrarias nacionais e plataformas de venda digitais.