Cultura

Fotografia e pintura marcam o arranque de 2024 nas galerias de Albufeira

O novo ano traz duas novidades às Galerias do concelho. As renovadas propostas para estes espaços culturais do Município destacam, durante o mês de janeiro, a fotografia e a pintura. Assim, de 6 a 30 de janeiro, é possível apreciar na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, a exposição de fotografia “O tamanho de um lugar, Albufeira”, de António de Sá Fragoso. O artista natural de Albufeira, já realizou diversas exposições dentro e fora do país, deixando marcas além-fronteiras da sua identidade fotográfica, que mistura os motivos arquitetónicos, com a beleza natural do Algarve.

“Cada dia pode conter muitas imagens. Esta exposição traduz em valor, a riqueza da junção de muitos desses momentos escolhidos. Estes são lugar, pela intensidade de cor, linhas, memória e a mensagem. O que fazem sentir. O fotógrafo nunca dissocia do seu olhar, ao captar a imagem e aquele que também lhe encontrou um sentido. Esta exposição une os dois”, lê-se no catálogo da exposição.

Já na Galeria Municipal João Bailote, Monika Matias apresenta “Rostos e Almas”, de 12 de janeiro a 9 de fevereiro. Estes novos trabalhos da autora, igualmente responsável por outras produções como “Moiras Encantadas” e “Ninfa”, exploram de forma simplista, uma nova faceta de artista belga. Grafite sobre papel é a técnica principal desta exposição individual, que exibe personagens reais, baseadas na bagagem emocional da artista.

Monika Matias estudou na “Académie Royale des Beaux-Arts”, onde se formou em História da Arte. Vive no Algarve desde 1992 e tem realizado várias exposições e participado em mostras coletivas.

Concomitantemente, no Museu Municipal de Arqueologia, até dia 30 de janeiro, não perca a última oportunidade de apreciar a exposição “Portugal” de George Landmann. O militar ao serviço do Reino unido, durante o século XIX (dezanove) registou pela escrita e pela pintura um Portugal bem distinto do atual. Da coleção de reproduções expostas existem pinturas do litoral e do barrocal Algarvio, bem como, de outras regiões do país.

Todas as exposições são de entrada livre e podem ser visitadas de segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, exceto feriados.