Cultura

Exposição Pintura e Escultura “Francisco Bronze: a mulher, o mar / the woman, the sea” na Casa do Real Compromisso Marítimo em Ferragudo

A Casa do Real Compromisso Marítimo, em Ferragudo, recebe a partir do dia 19 de janeiro a Exposição de Pintura e Escultura “Francisco Bronze: a mulher, o mar | the woman, the sea”, de homenagem ao artista Francisco Bronze, que ficará patente até ao dia 16 de fevereiro.

Sinopse: “Francisco Bronze: a mulher, o mar | the woman, the sea

Exposição de pintura e escultura – homenagem ao pintor ferragudense

Francisco Bronze, pintor natural de Ferragudo, onde nasceu a 19 de janeiro de 1936, é um dos maiores artistas que o concelho de Lagoa já conheceu, perfilando ao lado de nomes como Manuel Gamboa ou Patrick Swift, e um dos nomes maiores das artes plásticas em Portugal na 2.ª metade do século XX.  Pintor figurativo, Bronze é conhecido pelas suas representações do mar e da mulher.

Trabalhou em Lisboa e Almada, fixando residência nesta última. Familiar dos também artistas José Bronze (irmão), Manuela Bronze e António Bronze (primo), estudou na Sociedade Nacional de Belas Artes, estreando-se no meio artístico em 1958. Fez parte do “Grupo do Dragão Vermelho” ao lado do irmão e de outros intelectuais da época.

Em 1962, expôs pela primeira vez em terras algarvias. Em 1983, a convite do Município de Lagoa, estreia-se com uma exposição individual no seu concelho. Em 1989, regressa a Lagoa no elenco de artistas da coletiva “I Anual de Arte Moderna Lagoa 89”, realizada no Palacete Cor de Rosa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e, além da extensa atividade na pintura e na escultura, nas décadas de 1960-70 produziu abundante crítica de arte.

Francisco Bronze: a mulher, o mar | the woman, the sea” é uma exposição de homenagem ao pintor ferragudense promovida pelo Município de Lagoa com o apoio da Junta de Freguesia de Ferragudo. Trata-se de uma oportunidade de conhecer ou de revisitar o legado do artista, uma mostra dupla que exibirá oito dezenas de trabalhos, muitos dos quais concebidos nos últimos anos, e que têm como fios temáticos condutores elementos femininos e marítimos, em grande medida inspirados nas memórias de infância e nas paisagens da terra natal.

A exposição esteve patente no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, de 9 de novembro de 2023 a 5 de janeiro de 2024, seguindo, a 19 de janeiro de 2024, em itinerância para a Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, onde permanecerá até 16 de fevereiro.