Atualidade

Município de Albufeira atribui comparticipação financeira aos bombeiros voluntários de Albufeira para aquisição de ambulância

José Carlos Rolo sublinha que o Município de Albufeira “reconhece, de forma incontestável, a importância social dos fins prosseguidos e dos serviços prestados pela referida associação humanitária junto da comunidade albufeirense, nomeadamente no combate a incêndios, na proteção civil, no socorrismo, no transporte de doentes e nos socorros a náufragos e em falésias”.

O presidente da Câmara recorda que a 17 de março de 2006, foi outorgado entre o Município e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira um Protocolo de Colaboração destinado a “regular as relações existentes entre as duas entidades, com vista à continuação da prestação do apoio social a todos os munícipes do concelho”, sendo ao abrigo do referido protocolo que o Município obriga-se a colaborar na prossecução dos objetivos daquela associação humanitária.

Refira-se que a AHBVA está a viver um período muito conturbado, sendo que a emergência de saúde pública absorve, atualmente, toda a atividade da associação, sobretudo devido ao aumento constante da atividade operacional durante os meses de verão. Em termos comparativos, sublinhe-se que em 2022 os Bombeiros Voluntários de Albufeira responderam a 10 549 ocorrências, sendo 4 974 relacionadas com emergência médica e 3 518 relativas a transporte de doentes. Este ano, só até ao final do mês de setembro, já responderam a um total de 10 838 ocorrências, sendo que destas 4 446 referem-se a emergência médica e 2 110 a transporte de doentes.

A esta dificuldade, acresce a idade e desgaste de algumas ambulâncias, o que resulta em avarias frequentes, comprometendo a segurança e a operacionalidade do serviço prestado à população.

Atualmente a AHBVA conta com uma frota constituída por 41 veículos, incluindo 6 ambulâncias dedicadas ao socorro e 8 para transporte de doentes, com necessidade urgente de substituição de duas ambulâncias.