Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva apresenta projeto “A Filarmónica na Escola”
A Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (SFAM) cada vez mais empenhada no ensino e divulgação da música vai iniciar mais um projeto, desta vez dirigido aos alunos do ensino básico do interior do Concelho de Loulé.
O projeto “A Filarmónica na Escola”, tem como objetivos: desenvolver ações conjuntas entre a Escola e a Banda Filarmónica colocando a prática da música e a cultura musical como necessidades no processo educativo dos alunos; fomentar a aprendizagem de instrumentos de sopro; incrementar o desenvolvimento das aptidões criativas dos alunos; valorizar a música como arte e veículo de conhecimento e desenvolvimento intelectual; envolver alunos, docentes e agregados familiares nas atividades extra-curriculares; criação de uma Banda Filarmónica na comunidade escolar; entre outros.
A finalidade deste projeto tem por base a criação de parcerias entre a Câmara Municipal de Loulé, o Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, a Junta de Freguesia de Salir e a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, com vista ao desenvolvimento de ações educativas e culturais no domínio da Educação Musical no interior do Concelho de Loulé, sendo que nesta primeira fase o mesmo é financiado na sua totalidade pela Câmara Municipal de Loulé.
Pretende-se proporcionar a melhoria significativa da qualidade do ensino e das vivências artísticas/musicais, para a totalidade dos alunos, através da ação da comunidade escolar articulada com os professores da SFAM.
O presente projeto é inclusivo, abrangendo alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos da Escola EB Prof. Sebastião Teixeira, em Salir.
Para iniciar o projeto a SFAM disponibiliza 14 instrumentos considerados necessários para iniciar o projeto na sua primeira fase, no valor de € 9.800,00, prevendo-se que até final de junho de 2024 o valor total do projeto se situe na ordem dos € 18.500,00.
O sistema de ensino a desenvolver será de aprendizagem em grupo com metodologia criada pelo orientador do projeto, o Maestro Edgar Santos.
Para a coordenação na comunidade escolar contamos com a colaboração da Professora Sílvia Barrocal, coordenadora na referida escola.
Apresentação e início do projeto “A Filarmónica Na Escola”, ano ZERO, no dia 07 de dezembro de 2023, às 15h00, na Sala da Rádio, na Escola EB Prof. Sebastião Teixeira, em Salir.