Portugueses continuam a lutar pela única vaga em Paris 2024
Depois de ontem terem conseguido integrar a frota de ouro da classe 49er, composta pelas 25 melhores equipas, o dia de hoje não correu da melhor forma para a dupla portuguesa.
Na primeira regata Pedro Costa e João Bolina classificaram-se em 24º lugar e na segunda largada conseguiram melhorar a sua prestação, terminando em 18º lugar. Com esta prestação os atletas nacionais caíram para o 23º lugar da classificação geral.
Ainda faltam 2 dias de competição e muita coisa pode acontecer entre os países que lutam para a única vaga europeia disponível para os próximos Jogos Olímpicos.
Para além de Portugal, estão na luta Irlanda, Alemanha, Itália, Bélgica, Finlândia, Grécia, Hungria e Israel.
Ao fim de 9 regatas cumpridas, este Europeu da classe 49er é liderado pela dupla austríaca composta por Benjamin Bildstein e David Hussl.
O vento fraco que soprou boa parte do dia só permitiu que os velejadores entrassem em ação a meio da tarde.
Também as frotas de ouro das classes 49erFX e Nacra 17 só conseguiram realizar 2 regatas. Em 49erFX as norueguesas Helena Naess e Marie Ronningen lideram a tabela e em Nacra 17 o primeiro lugar é ocupado pela dupla italiana Gianluigi Ugolini e Marie Giubilei.
Em Vilamoura estão cerca de 400 velejadores e 80 treinadores vindos de 34 nações.
Com a organização do Vilamoura Sailing, estes Campeonatos da Europa das classes olímpicas 49er, 49er FX e Nacra 17 decorrem até dia 13 de novembro.
Esta é a primeira vez que em Portugal se realiza um evento de qualificação olímpica para 3 classes em simultâneo.