Smart City Lagoa distinguida nos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques
O Município de Lagoa foi premiado nos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, vendo a sua Smart City distinguida entre as melhores do país.
O Município de Lagoa foi um dos seis municípios premiados na 1ª edição dos Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, entregues na terça-feira, dia 10, primeiro dia do Portugal Smart Cities Summit, que decorreu até dia 12 na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Luís Encarnação, presidente da CML, recebeu o galardão que distinguiu a plataforma de gestão da Smart City Lagoa na categoria “Reabilitação Urbana Sustentável e Inteligente”.
Os Prémios Portugal Smart Cities – António Almeida Henriques, que são também uma homenagem ao antigo autarca de Viseu, reconhecido dinamizador das políticas de smart cities em Portugal, foram criados para valorizar os melhores projetos de ecossistemas de inovação e práticas inteligentes implementados com sucesso pelo poder local através de práticas sustentáveis, eficientes e promotoras de soluções de inteligência urbana.
Além de Lagoa, foram distinguidos os municípios de Águeda na categoria “Neutralidade Carbónica”, de Viseu na categoria “Mobilidade”, de Sintra na categoria “Espaço Público”, de Alfândega da Fé na categoria “Saúde e Bem-Estar”, e de Guimarães na categoria “Transformação Digital”.
O júri, presidido por Miguel de Castro Neto, diretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, selecionou os seis projetos, um por categoria, de um total de 50 candidaturas de diversas áreas e que cobrem todo o território nacional.
A Smart City Lagoa é um centro de operações que, com recurso a sensores instalados em vários equipamentos e à rede LoRa (tecnologia de longo alcance sem fios que permite a conetividade e a criação de aplicações para partilha de informação sobre todo o concelho), recebe, analisa e integra dados que contribuem para melhorar a gestão de vários serviços públicos, como a iluminação, recolha de lixo, tráfego, sistemas de rega, contadores de água e ocorrências diversas sinalizadas pelos munícipes.
“Esta é uma distinção de demonstra que estamos no bom caminho e na qual temos muito orgulho em recebê-la. No entanto, sabemos que há um vasto caminho a percorrer para atingirmos o nível que queremos, no que à Smart City diz respeito”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.