Foto: Jorge Gomes - Click Time Photo®©
Cultura

“Salir no tempo”: Roma antiga revivida em Salir

Nos dias 21, 22 e 23 de julho, a vila de Salir, no interior do concelho de Loulé, recebe o evento “Salir no Tempo – Época Romana”.

Em 2023, deu-se início a um novo ciclo histórico no “Salir no Tempo”, com o período dedicado à Roma Antiga, depois de vários anos a apresentar uma recriação histórica da Idade Média e do tempo em que Cristãos e Muçulmanos disputavam a região mais a sul de Portugal.

Roma Antiga foi uma civilização itálica que surgiu no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, na Península Itálica, expandiu-se para se tornar um dos maiores impérios do mundo antigo. É a partir desta época áurea que a Câmara Municipal de Loulé recria, uma vez mais, em Salir, um festival em que as ruas da pacata vila irão transportar o peso da História, em particular a presença desta civilização no território nacional. O Algarve não foi exceção e Vilamoura, com o importante vicus localizado na Estação Arqueológica do Cerro da Vila, é um bom exemplo dessa presença.

Durante três dias, Salir enche-se de figurantes vestidos a rigor, com roupas da época que também serão alugadas aos visitantes. Espaços como uma villae romana, a arena onde irão decorrer espetáculos de gladiadores, acampamentos das legiões, a “corte” do imperador e a sua guarda de honra, danças com as “escravas do Oriente”, um mercado romano onde serão vendidos produtos consumidos na época, artes performativas com espetáculos de fogo, circo ou cobras, um funeral romano e naturalmente, um espaço de “comes e bebes” com o melhor da gastronomia do período romano onde não faltará por exemplo o mingau (prato feio à base de aveia) ou carnes grelhadas, são alguns dos pontos desta animação.

A imagem de Salir ganha vida com as cores vermelha, branca, preta e dourada de uma decoração poderosa que remete também o visitante para o período de ocupação romana, transmitindo o retrato de uma época e de uma civilização que marcou a nossa identidade, em termos da Língua, da Cultura, da Arquitetura, da Agricultura ou do Direito.

O “Salir no Tempo” abre as portas às 19h00. As entradas têm um custo de 3€ (diário) e 5€ (três dias).