Jazz em Tavira em julho
Entre 20 e 23 de julho, pelas 22h00, a Praça da República acolhe mais um ciclo de Jazz em Tavira. L.U.M.E (Lisbon Underground Music Ensemble), Maria Mendes, SUL – Bernardo Couto, Bernardo Moreira, Luis Figueiredo e Mário Barreiros com Quarteto Pacífico são os nomes do cartaz deste ano.
O ciclo inicia-se, no dia 20, com L.U.M.E, um ensemble de 15 instrumentistas músicos de jazz e de música erudita que se move entre as afinidades com o modelo clássico da Big Band.
Lançado em 2021, o terceiro disco de originais da banda, “Las Californias”, revela a efervescência criativa do ensemble que reúne estes músicos em torno da procura por caminhos inesperados e improváveis na tensão constante entre composição e improvisação.
No dia 21, tem lugar o espetáculo de Maria Mendes, o qual baseia-se em “Saudade, Colour of Love”, o seu novo trabalho gravado ao vivo e que tem recebido os maiores elogios da crítica musical internacional. Neste concerto, Maria apresenta-se em formato de quarteto.
Este tem sido descrito como um “casamento perfeito” entre o fado e o jazz sinfónico. Uma mistura inteligente e provocativa em introduções de orquestra ao estilo Sinatra, com interlúdios ricos em swing e devaneios pianísticos criativos. Tudo isto encimado pela voz fascinante e potente de Maria Mendes.
No dia 22 é a vez de “Sul” com Bernardo Couto, Bernardo Moreira e Luis Figueiredo.
Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Bernardo Moreira (contrabaixo) e Luís Figueiredo (piano) são músicos extremamente ativos na cena musical portuguesa da atualidade. Os três trabalham regularmente nas áreas do fado, do jazz, da música erudita e da música tradicional.
Sul interpreta uma seleção de música feita em Portugal, incluindo fados, composições de jazz e canções tradicionais. O projeto dá destaque a alguns dos compositores mais proeminentes, em Portugal, e é um testemunho da vibrante cena musical portuguesa contemporânea.
A encerrar este ciclo de jazz, o Quarteto Pacífico com Mário Barreiros, no dia 23 de julho.
Ricardo Toscano no saxofone alto, Abe Rábade no piano e Carlos Barretto no contrabaixo. O repertório do Mário Barreiros Quarteto consiste na apresentação de originais dos seus elementos registado no disco, ‘Dois Quartetos Sobre o Mar’, prometendo protagonizar uma noite de devoção à paixão de uma vida: o jazz.
Baterista histórico do jazz português, Mário Barreiros, para além de estar na fundação da Escola de Jazz do Porto, é também baterista, guitarrista e produtor.