UAlg reconhecida a nível mundial como pioneira no compromisso com os ODS
A Universidade do Algarve (UAlg) integra pela quarta vez o “Times Higher Education THE Impact Ranking”, que avalia como as atividades de ensino, investigação, gestão e extensão das universidades contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Neste ranking, instrumento mundial único de avaliação do compromisso das Instituições de Ensino Superior (IES) com os ODS, a UAlg posiciona-se em 201-300 na classificação geral, entre 1591 IES de 112 países.
A UAlg submeteu-se à avaliação nos 17 ODS, tendo obtido uma classificação global de 80,1 em 100, um aumento de 0.3 face a 2022. De acordo com metodologia do THE, para esta classificação foram tidos em conta os três ODS onde a UAlg obteve melhor classificação mais o ODS 17 que é obrigatório.
A Academia Algarvia destacou-se no ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis (71,7), ficando na posição 101-200 entre 674 IES que apresentaram evidências para este objetivo. Para o resultado da UAlg contribuíram sobretudo as campanhas para redução do uso de plástico, a proporção de lixo reciclado nos campi (Quantidade de resíduos reciclados em 2021: 92 Toneladas – 66% do total global) e, pela 1.ª vez, em 2022, a elaboração do relatório de sustentabilidade da UAlg.
No ODS 15 – Proteger a vida terrestre (74,4) ocupou a posição 88 entre 586 IES, resultante do suporte da UAlg aos ecossistemas terrestres através de uma oferta educativa de qualidade e diversificada, da implementação de campanhas educacionais associadas à remoção de espécies invasoras e da plantação de espécies nativas no campus de Gambelas “Operação Montanha Verde- Together we protect”, com fortes parcerias regionais.
No ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes (74,0) alcançou a posição 101-200 entre 10 IES, sendo crucial o contributo dos licenciados em Educação Social.
No ODS 17 – Parceria para a implementação dos objetivos (85,7), encontra-se na posição 101-200 entre 1625 IES. O resultado foi alcançado devido à diversificada rede de instituições académicas e não académicas com as quais a UAlg coopera nacional e internacionalmente e que contribuem também para o relatório individual de cada ODS na UAlg.
Além dos três ODS tidos em conta para a classificação da UAlg, ou seja, onde obteve melhores resultados, de realçar ainda o seu compromisso no ODS 4 – Educação de Qualidade (70,2), na posição 101-200 entre 1304 IES, em que a UAlg ocupou o 1º lugar entre as IES portuguesas. Destaca-se aqui a sua contribuição na proporção de estudantes de 1º geração a frequentar o ensino superior.
Neste ranking que incluiu 15 Instituições de Ensino Superiores portuguesas, apenas quatro IES, onde se inclui a UAlg, apresentaram evidências de contributos em todos os ODS.
A UAlg demonstra assim seu compromisso de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através do ensino, investigação e transferência de conhecimento, mas também em incorporar estes objetivos nas principais linhas orientadoras da Instituição, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva, com impacto na região e mundo globalizado.