Atualidade

São Brás de Alportel comemora Revolução dos Cravos com Arte e Comunidade

Quase meio século depois da “Revolução dos Cravos”, o Município de São Brás de Alportel continua ano após ano a celebrar a passagem do Estado Novo para a Democracia em Portugal.

Este ano, o programa fará o lançamento das comemorações dos 50 anos de abril, com a apresentação da comissão das comemorações que terá lugar no âmbito da sessão solene, na manhã de dia 25. Mas as atividades deste programa diversificado têm início com a exposição “Letras Censuradas”, para conhecer na Biblioteca Municipal de 21 de abril até 26 de maio.

A Biblioteca convida ainda a um momento muito especial na hora do conto “Tapete Voador” que convida os avós a contarem aos netos a sua vivência antes, durante e após a revolução. Encontro marcado para as 16h00, no sábado, dia 22.

Esta conquista nacional é ainda celebrada com a sétima arte. Em parceria com o CinemaLua, o Município de São Brás de Alportel convida a conhecer o filme “Salgueiro Maia – o Implicado”, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto, a partir das 15h15, do domingo 23 de abril.

No dia 24, o Município de São Brás de Alportel inaugura um mural em homenagem a João de Azevedo, artista plástico que viveu na aldeia de Alportel e autor das capas dos álbuns musicais de Zeca Afonso. É precisamente no Largo da aldeia de Alportel, espaço exterior do Centro Museológico do Alportel que este mural vai ser dado a conhecer pela primeira vez, a partir das 18h30, num trabalho conjunto do artista algarvio Sen e do sobrinho do artista, o cineasta Hugo Azevedo.

As cerimónias protocolares têm início pelas 10h00, de 25 de abril, frente à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. A Bandeira Nacional será hasteada pelos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel acompanhados pelo Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel. Seguir-se-á uma Sessão Solene no Salão Nobre da Junta de Freguesia. Este será também o momento para a apresentação da Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.

Segue-se o aguardado momento de inauguração do Espaço Comunidade, instalado no edifício da antiga sede da Junta de Freguesia, junto ao Mercado Municipal, que resultou de um projeto desenvolvido no âmbito do programa “bairros saudáveis”.

“A censura literária no Estado Novo” é o tema da palestra que a investigadora e poeta Maria Luísa Francisco apresenta na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, no dia 26, pelas 18h00.