Cultura

Pedro Krupenski vem a Loulé falar de fome e pobreza no regresso dos “horizontes do futuro”

Na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro, o ciclo de conferências “Horizontes do Futuro” está de volta ao Salão Nobre dos Paços do Concelho. Pelas 21h00, Pedro Krupenski traz o tema “Fome e Pobreza: Curar o cancro com aspirinas”, numa sessão apresentada pela diretora da Escola Secundária de Loulé, Renata Afonso.

O conferencista junta-se a esta iniciativa para abordar um tema estrutural, que ganha maior relevância no atual momento de crise à escala mundial, acentuada por todos os problemas ambientais causados pela mudança do clima.

Pedro Krupenski é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Exerceu advocacia (especializando-se em Direito Penal) durante alguns anos, mudando depois de carreira para a área da Cooperação para o Desenvolvimento.

Trabalhou vários anos nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento sustentável para diferentes organizações não-governamentais portuguesas e internacionais e em diferentes países como Moçambique e Timor-Leste. De regresso a Portugal, assumiu a direção executiva da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) ao que se seguiu – com alguns outros projetos de entremeio – a direção executiva da Amnistia Internacional – Portugal.

Anos depois assumiu a função de diretor de desenvolvimento da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento com o que cumulou a presidência da Plataforma Portuguesa das ONGD.

Atualmente é assessor do conselho de administração da Fundação Oriente.

É também, como voluntário, membro do Conselho Diretivo da United Nations Association – Portugal e Embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Tem publicados vários artigos sobre temas de direitos humanos e cooperação para o desenvolvimento, dois contos e um romance histórico.

Esta iniciativa tem entrada livre.