Marinha coordena resgate de 36 pessoas no Algarve
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) coordenou, em colaboração com o Capitão do Porto de Portimão, durante a tarde de hoje, uma operação de busca e salvamento de 36 pessoas que naufragaram enquanto se encontravam a bordo da embarcação marítimo-turística “Super Manguito”, que se encontrava a cerca de 600 metros da costa, a sul do farol de Alfazina, do concelho de Lagoa, e que sofreu uma entrada de água.
O alerta foi recebido no MRCC Lisboa pelas 13h21, inicialmente pela via do 112 e posteriormente por um pedido, via rádio, da própria embarcação que se encontrava a prestar o primeiro auxílio aos náufragos.
De imediato o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo informou o Capitão do Portimão. Para o local foram ativados o navio da Marinha NRP Sagitário, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Ferragudo e uma embarcação da Polícia Marítima.
As vítimas foram transportadas para o cais de espera da Marina de Portimão através das embarcações da Capitania e de outras embarcações marítimo-turísticas que se encontravam na área que auxiliaram no resgate.
Em terra esperavam elementos da Proteção Civil, dos bombeiros de Portimão e do INEM que prestaram auxílio às vítimas.
A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua no mar a incidentes que possam ocorrer. No presente ano de 2023, a Marinha já coordenou 56 ações de Busca e Salvamento Marítimo nas águas sob sua responsabilidade, das quais resultaram 93 vidas salvas.