Albufeira prepara-se para receber a 46ª edição do Cross Internacional das amendoeiras em flor
A mítica prova das sapatilhas douradas está de regresso à Pista das Açoteias, no próximo dia 26 de fevereiro (domingo). Esta é a 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, que este ano, segundo a Associação de Atletismo do Algarve “dá mais um passo em frente na sua relevância internacional, ao ser incluído, após candidatura, pela World Athletics no Cross-Country Tour 2023, na categoria Gold Level, à semelhança do que aconteceu no ano passado”.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refere que “é sempre uma honra voltar a receber os melhores atletas do mundo na Pista de Crosse das Açoteias” e sublinha “a nossa experiência ao longo dos vários anos em que acolhemos a competição confirma que temos todas as condições para organizarmos grandes eventos de nível internacional”. Cristiano Cabrita, vice-presidente e responsável pelo pelouro do desporto e Juventude, reforça as palavras do presidente afirmando que “Albufeira está no bom caminho para ser a Cidade Europeia do Desporto em 2026”.
Esta é uma das mais antigas e importantes competições do Mundo na especialidade de Corta Mato. A primeira edição do evento realizou-se em 1977, através de uma parceria entre a Associação de Atletismo do Algarve, a Câmara Municipal de Albufeira e a Região de Turismo do Algarve, com o objetivo de promover o desporto e o turismo na região. Desde então, foram muitos os atletas de renome nacional e internacional que todos os anos, no mês de fevereiro, vêm até à capital do turismo nacional para disputar os melhores lugares da competição.
Recorde-se que os primeiros vencedores do Cross Internacional das Amendoeiras foram os portugueses Carlos Lopes (1977) e Rosa Mota (1978, o primeiro ano no qual se realizou a prova feminina), registando-se ainda vitórias portuguesas em 1980/81 e 83, por Fernando Mamede; 1985/86, por António Leitão; 1988/89, por José Regalo; e 1995, por Paulo Guerra. Do lado feminino, Rosa Mota voltou a cortar a meta em primeiro lugar em 1985; em 1989 celebrou a vitória Albertina Dias; em 2003, Fernanda Ribeiro; e, em 2010, Dulce Félix.
A 46ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor integra, igualmente, o Torneio/Campeonato Regional de Corta Mato e o 20.º Corta Mato Jovem das Areias de S. João. O evento é uma organização conjunta da Associação de Atletismo do Algarve e do Município de Albufeira e conta com o apoio do Instituto Português de Desporto e Juventude e da Região de Turismo do Algarve.