Questões ambientais deram mote para Concurso de Fotografia Digital de Lagos
“Recuperação de Ecossistemas” (Tema A) e “Sustentabilidade e Água” (Tema B) foram os temas escolhidos para este concurso numa harmonia entre criatividade e ambiente. Cerca de 29 participantes (117 fotografias) aceitaram o desafio, tendo sido premiados os três melhores trabalhos de cada tema.
O Concurso de Fotografia Digital é organizado pela autarquia no âmbito da campanha de sensibilização ambiental “Lagos na Onda do Verão”, com os dois temas escolhidos alinhados com o lema da edição deste ano do programa de educação para o desenvolvimento sustentável “Bandeira Azul”. Dada a sua atualidade e urgência na consciencialização comunitária para estas problemáticas, a fragilidade dos ecossistemas e a situação de seca foram o ponto de partida para que os participantes dessem asas à sua imaginação para recolher as suas fotografias na área territorial de Lagos. A Barragem da Bravura, Ponta da Piedade, Odiáxere e as praias de Lagos foram alguns dos locais que mais se destacaram nesta edição.
A cerimónia de entrega dos prémios monetários (300, 200 e 100 euros para o 1.º, 2.º e 3.º lugar de cada tema) decorreu no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI no dia 7 de dezembro, tendo sido ainda distinguida uma menção honrosa para o tema A.
Tema A – Recuperação dos Ecossistemas
1.º prémio – Limpar o passado para garantir o futuro (Praia da Luz) – Rita da Mata Monteiro
2.º prémio – Horizonte de fogo (Ponta da Piedade) – Pedro Miguel Viana Correia
3.º prémio – Salve a abelha (Odiáxere) – Válter Manuel Ramos Simões
Menção honrosa – Caça ao tesouro, versão eco (Meia Praia) – Grazyna Maria Kolanko
Tema B – Sustentabilidade e Água
1.º prémio – Pulsar a Terra (Barragem da Bravura) – Ana Margarida Simões Nobre Marreiros
2.º prémio – O Reflexo da apanha (Vale da Lama) – Válter Manuel Ramos Simões
3.º prémio – Superfície (Barragem da Bravura) – Maya Jesus Rieger