Lagoa transfere a gestão e administração da Casa Mortuária de Ferragudo para a Junta de Freguesia de Ferragudo
Terminada a empreitada de construção da Casa Mortuária de Ferragudo, no valor de 144.855,68 euros (mais iva), o Município transferiu a gestão e administração da mesma para a Junta de Freguesia de Ferragudo.
Durante o dia 01 de novembro de 2022, dia em que se comemorou a Elevação de Ferragudo a Vila, foi celebrado um contrato interadministrativo de delegação de competências para gestão da casa mortuária de Ferragudo, entre o Município de Lagoa e a Junta de Freguesia de Ferragudo.
Assim, em cumprimento do disposto no nº 1 do art. 120º do citado diploma legal e após aprovação pela Assembleia Municipal de Lagoa ao abrigo da deliberação aprovada na sessão extraordinária de 26 de outubro de 2022 e da Assembleia de Freguesia de Ferragudo, ao abrigo da deliberação aprovada na sessão de 02 de novembro de 2022 foi celebrado o Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências, nos termos e para os efeitos previstos no art. 116º e seguintes do Regime Jurídico das Autarquias Locais.
O Município de Lagoa entendeu que deveria ser a Junta de Freguesia de Ferragudo a gerir e administrar a Casa Mortuária de Ferragudo, uma vez que já é esta Junta de Freguesia que tem a gestão e a administração do Cemitério de Ferragudo.
Desta forma a Junta de Freguesia de Ferragudo passa a dispor de um equipamento com a área total coberta de 116,00 m2, um espaço ecuménico, que se destina a todos os credos e religiões, que é composta por sala principal com duas zonas de arrumos, duas instalações sanitárias, pátio exterior, zona e entrada e saída de viaturas e zona de entrada de urnas, que permitirá aos Ferragudenses velarem os corpos dos seus entes queridos em melhores condições do que aquelas que tinham até então.