Saúde

Farmacêuticos de excelência discutem estado da arte dos cuidados de saúde em Vilamoura

Na viagem do farmacêutico até Marte, a Sociedade Portuguesa de Farmacêuticos dos Cuidados de Saúde (SPFCS) organiza o V Vamos Falar, um encontro destinado a debater o estado de excelência da atividade.

A conferência de abertura, no sábado, 15 de outubro, será dedicada à ciência, nomeadamente sobre planos de contingência, a cargo de Fernando Fernandez-Llimos (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto). 

Um dos momentos mais aguardados é a partilha de experiências, saberes, problemas e angústias dos serviços farmacêuticos onde são prestados cuidados de saúde, através de casos práticos apresentados por David Alexandre Horta Antunes (Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento), José Ignacio Muñoz Peral (IPO Lisboa), Joana Ferreira (União das Misericórdias Portuguesas), Filomena Cabeças (Centro Hospitalar Oeste Norte) e Armando Alcobia (Hospital Garcia de Orta). Esta sessão decorre também no sábado.

Ao final do dia, abrem-se as portas do conhecimento para acolher a segunda edição da Estrada Nacional 2 do Conhecimento, iniciativa que procura viabilizar a partilha do saber farmacêutico, gerado em qualquer área da sua intervenção, por meio de trabalhos científicos originais ou apresentados em diferentes cenários, nacionais e internacionais.

No dia seguinte, da parte da manhã, a importância dos medicamentos complexos não biológicos é o tema da palestra de Armando Alcobia, enquanto no período da tarde, se discutem os novos caminhos do relacionamento internacional, com a participação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, da Diretora executiva da AFPLP, do secretário-geral da FIP, do diretor da revista científica da OFIL e o diretor de parcerias e comunicação da UNITE Global Parliamentarians Network.

O V Vamos Falar culmina com a realização de seis masterclasses, organizadas pelas secções especializadas da SPFCS, com o objetivo de aumentar as competências dos farmacêuticos membros da Sociedade, apostada em contribuir para a excelência dos profissionais portugueses.

O Evento é antecedido pelo III Encontro dos Medicamentos Biológicos, destinado a conhecer os avanços dos medicamentos biológicos e saber como aplicá-los na prática clínica e farmacêutica .

A atualização científica constante que aborde as tendências e as questões mais importantes deste campo específico da terapia é essencial para o desenvolvimento do farmacêutico. Os medicamentos biológicos, ou modificadores da resposta biológica, são medicamentos geneticamente modificados a partir de um organismo vivo, como os vírus, genes ou proteínas, para simular uma resposta natural do corpo à infeção e tratamento.  O desenvolvimento destes medicamentos tem conhecido um tremendo avanço tecnológico, científico e clínico.

O V Vamos Falar decorre no Algarve, no Hotel Dom Pedro Vilamoura, nos dias 15, 16 e 17 de outubro. O III Encontro de Medicamentos Biológicos da SPFCS realiza-se no dia 14 de outubro, no mesmo local. As inscrições já terminaram, atingidas as 150 participações previstas.