ANEPC promove 2.ª Edição do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou esta quinta-feira, dia 13 de outubro em que se assinalou o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, a 2.ª edição do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais em Matéria de Promoção da Resiliência.
A iniciativa insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2021 de 11 de agosto) e no comprometimento nacional com as metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, designadamente no que respeita à governança para o risco e à capacitação das autoridades locais na promoção de comunidades mais resilientes.
Reconhecendo a importância e o papel fundamental do poder local na mobilização das comunidades, encarrega-me o Senhor Comandante Regional do Algarve, Vítor Vaz Pinto, de convidar V. Exas. a submeter candidatura(s), demonstrando as boas práticas implementadas e que ocorram de forma permanente, com o objetivo de promover a preparação e a participação dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis, para fazer face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.
As candidaturas decorrem até 13 de dezembro de 2022, e todas as informações, estão disponíveis em: www.prociv.pt.