Município de Albufeira dá as boas-vindas à comunidade educativa
O programa de Receção ao Professor em Albufeira decorreu durante toda a tarde, da passada sexta-feira, 9 de setembro, a primeira parte no Salão Nobre dos Paços do Concelho e a segunda no Parque Lúdico, onde decorreram várias oficinas práticas, no âmbito do projeto SER.
Depois de um breve momento de confraternização, pelas 14h00 assinalou-se a abertura oficial do ano letivo 2022-2023 com a Conferência intitulada “Mindfulness na Educação: Para uma Cultura de Bem-Estar”, proferida por Cristina Quadros, do Projeto MindSerena e investigadora na área na FCPE/Universidade de Coimbra. Refira-se que a investigadora encontra-se a desenvolver um projeto semelhante no Município de Penacova, onde recolheu informação e vários contributos que são, sem dúvida, muito válidos para o projeto de Albufeira que, irá, brevemente, avançar para o estudo do impacto destas ações a nível científico.
A intervenção de Cristina Quadros teve por objetivo promover uma reflexão sobre a temática e trazer até aos docentes do concelho de Albufeira uma fundamentação cientifica, e cada vez mais atual, sobre o contributo dos exercícios de mindfullness/atenção plena e a respiração para o bem-estar e saúde emocional dos alunos, particularmente no tempo difícil em que vivemos, de guerras e crises económicas e financeiras a assolar vários países do mundo com impactos à escala global e local.
Refira-se que estes programas e ações vão ao encontro das recomendações emanadas no “Relatório do Observatório da Saúde Psicológica e Bem-Estar: monitorização e ação”, de maio de 2022, que se realizou na sequência da pandemia de Covid-19. O documento teve por objetivo conhecer o panorama da saúde psicológica e o bem-estar dos alunos e adultos da comunidade escolar, defendendo a implementação de intervenções promotoras do bem-estar e da saúde psicológica, logo a partir do ensino pré-escolar, entre outras estratégias.
De seguida, foi apresentado o projeto SER, pela coordenadora da equipa, Teresa Biló.
A técnica da Divisão de Ação Social do Município referiu que a iniciativa iniciou no final de 2017, como um projeto-piloto com o objetivo de ensinar a gerir a ansiedade e as emoções, aprender a ter autocontrolo e a socializar com outras crianças, bem como a fomentar a autoestima, através do desenvolvimento da Inteligência Emocional. O programa destina-se aos Jardins de Infância e escolas do 1.º ao 3.º ciclo.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “se pretende iniciar o ano letivo focados no bem-estar dos nossos alunos, dos nossos docentes e restante comunidade educativa, contribuindo para a criação de ambientes emocionais mais saudáveis nas escolas do concelho, o que em última análise irá resultar na melhoria das condições de aprendizagem e do sucesso educativo das nossas crianças”.
Refira-se que o programa socorre-se de metodologias como as dinâmicas de grupo e exercícios e jogos criativas, que permitem aos participantes tomarem consciência de si e do seu corpo, com recurso a técnicas de “respiração consciente”, relaxamento e/ou foco de concentração, automassagem, entre outras ferramentas utilizadas para o efeito. No final de cada sessão realiza-se um período de reflexão, em que são transmitidos valores essenciais para com (Viver) em sociedade, para que os mais pequeninos ganhem a noção do respeito por si e pelos outros e consolidem um comportamento ético e moral adequado.
José Carlos Rolo destacou as várias responsabilidades e empenho da autarquia para que Albufeira tenha um ensino de qualidade, nomeadamente no que respeita “à qualidade dos edifícios escolares (construção, ampliação e manutenção), modernização e informatização das salas de aula, melhoramento das condições de climatização e conforto, intervenção nos espaços exteriores e zonas de recreio, programas de apoio aos tempos livres, alimentação e transportes escolares, entre outras áreas de intervenção”.
O autarca despediu-se de todos desejando um bom ano letivo, sem esquecer de frisar que a porta do seu gabinete está sempre aberta para ajudar em tudo o que for necessário, à semelhança dos restantes elementos do Executivo, com destaque para a vereadora Cláudia Guedelha, e dos funcionários da Divisão de Educação do Município.
Cláudia Guedelha, Vereadora responsável pelo pelouro da Educação, por sua vez, reforçou que o programa faz parte de um conjunto mais alargado de medidas destinadas a promover o sucesso educativo das crianças dos referidos níveis de ensino. “Este tipo de ferramentas contribui para uma melhor aprendizagem e convívio em ambiente escolar, ensina a libertar tensões e a gerar emoções positivas, tão importante nos tempos que correm, ajuda a treinar o foco e a atenção, a saber respeitar-se a si e ao outro, desenvolver a autoestima e a autoconfiança, reduzir a ansiedade e a agressividade, promovendo a saúde e o bem-estar dos nossos alunos a nível cognitivo, social e psicológico”, realçou.
A vereadora, tal como o presidente, desejou aos professores e restante comunidade educativa os maiores sucessos para o novo ano letivo. Refira-se que a receção contou com as presenças dos diretores dos agrupamentos escolares do concelho, de várias instituições que colaboram com as escolas e os membros do Conselho Municipal de Educação.
Após a receção no Salão Nobre, os convidados foram transportados para o Parque Lúdico, onde estiveram a decorrer as seguintes oficinas práticas: “Expressa-te” – (pintura Atenção Plena e Respiração); “Cria e Liberta-te” – (expressão plástica e respiração); “Transforma” – (construção); “Movimenta-te” – (massagem e caminhada sensorial); “Sente” – (meditação); “Relaxa” – (relaxamento) e “Dança pela Paz” (expressão corporal).
O programa terminou com um lanche convívio que permitiu o estreitamento de laços e que todos se conhecessem melhor