Campanha de vacinação outono-inverno contra a covid-19 e a gripe
A campanha de vacinação do outono-inverno contra a covid-19 e a gripe inicia a 7 de setembro e tem fim previsto no mês de dezembro, com o objetivo principal de proteger as pessoas mais vulneráveis, anunciou em conferência de imprensa a Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas.
Os principais objetivos para o outono e inverno passam por proteger a população mais vulnerável, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por covid-19 e por gripe. O coronel Penha Gonçalves, que coordena a campanha, informou que serão chamadas “três milhões de pessoas”. O período de vacinação será de “cem dias, inicia-se a 7 de setembro e prevê-se que termine no dia 17 de dezembro”. A chegada das vacinas de RNA está prevista para 6 de setembro, iniciando-se a vacinação no dia seguinte em locais previamente delimitados e “generalizando-se depois o processo a todo o dispositivo no dia 8 de setembro”. O presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, destacou que as duas vacinas aprovadas dia 1 de setembro pelas autoridades europeias para a variante Ómicron da Covid-19 – da Pfizer e Moderna – “incluem na sua composição, em partes iguais, a componente das vacinas originais que tem como alvo a produção de anticorpos contra a estirpe original do SARS-CoV-2” e uma outra componente para a produção de anticorpos para a variante Ómicron. Estas vacinas são destinadas apenas ao reforço vacinal de pessoas com 12 ou mais anos de idade e a última toma há pelo menos três meses.
Vacinação Contra a COVID-19:
Pessoas com 60 ou mais anos de idade
Residentes ou profissionais de Estabelecimentos Residenciais Para Idosos (ERPI) e na Rede Nacional de Cuidados Continuados
Pessoas com 12 ou mais anos de idade com patologias de risco
Grávidas com 18 ou mais anos de idade e doenças definidas pela norma publicada pela Direção Geral da Saúde
Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados
Vacinação contra a Gripe:
Pessoas com 65 ou mais anos de idade
Residentes em ERPI e na rede nacional cuidados continuados
Crianças com seis ou mais meses com patologias crónicas associadas
Doentes crónicos e imunodeprimidos
Grávidas sem limite de idade
Profissionais de saúde e outros profissionais prestadores de cuidados