Atualidade

Autarquia lacobrigense e MAPS criam centro de acolhimento temporário

A Câmara Municipal de Lagos e o MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida juntaram meios e vontades para, em parceria, criarem um centro de acolhimento/alojamento temporário destinado a pessoas em situação de elevada vulnerabilidade social, designadamente requerentes de proteção internacional, como é o caso mais recente dos refugiados da guerra da Ucrânia que procuram refúgio neste concelho, mas também pessoas em situação de sem-abrigo, vítimas de violência e outras situações de emergência social.

Objeto de uma candidatura apresentada ao Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), a iniciativa enquadra-se no projeto “Lagos Apoia Ucrânia”. O investimento previsto é de 111 mil euros, com uma comparticipação comunitária máxima de 75%, sendo os 25% de contrapartida nacional do projeto financiados pelo município.

Para a sua concretização, a Câmara Municipal de Lagos cedeu ao MAPS um edifício escolar desativado, sito na povoação de Espiche (freguesia da Luz), tendo ainda atribuído a esta associação um subsídio no valor de 71.500,00€ destinado à realização das obras de adaptação que se afiguram necessárias para que esta nova estrutura fique preparada para dar resposta a nove agregados familiares.

O projeto contempla o espaço de alojamento e o suporte de uma equipa técnica capaz de promover todo o apoio psicossocial necessário à estadia e/ou integração destas pessoas na comunidade.