Alcoutim apoia manutenção e gestão da via Algarviana
Foi deliberado na última reunião do Executivo municipal Alcoutenejo atribuir à Almargem – Associação de Defesa do Património, Cultural e Ambiental do Algarve uma comparticipação financeira no montante de 4.262,98€ para fazer face às despesas de gestão e manutenção da Grande Rota Pedestre Via Algarviana.
Assumindo-se como um dos 13 parceiros deste projeto, o Município de Alcoutim com os restantes parceiros continua a efetuar esforços para se definir e implementar um modelo de gestão que garanta a sustentabilidade do projeto no médio e longo prazo, atendendo à sua importância estratégica como produto turístico alternativo da oferta da região, sobretudo em período de época baixa.
Recorde-se que a Almargem é a entidade responsável pela manutenção e desenvolvimento desta Grande Rota Pedestre, em articulação com os 13 municípios envolvidos neste Projeto.
A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que liga Alcoutim ao Cabo de S. Vicente. Criada em 2006, com 300 quilómetros, divididos em 14 setores percorrendo os territórios de Baixa Densidade do Algarve. Além deste eixo principal da Grande Rota, a Via Algarviana inclui uma rede de infraestruturas complementares (pequenas rotas e ligações), cruzando um total de 13 concelhos (Alcoutim, Albufeira, Aljezur, Castro Marim, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo).
Osvaldo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim explica “Trata-se de um projeto importante para afirmar o Algarve em geral e a Serra Algarvia em particular como um destino de turismo de natureza. A Via Algarviana tem contribuído para a dinamização de serviços de alojamento e restauração, levando cada vez mais visitantes, portugueses e estrangeiros, ao nosso Território”.