Autarquia celebra contratos-programa ao abrigo do programa de apoio ao desenvolvimento desportivo.
48 entidades, 50 modalidades e 4302 atletas: este é o universo que, no ano de 2022 é contemplado no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo de Loulé. Os contratos entre o Município e as coletividades foram celebrados, e permitirão atribuir um montante de perto de 1,3 milhões de euros para apoiar as atividades realizadas pelo movimento associativo do concelho.
O programa visa assegurar a eficácia e transparência dos apoios concedidos, melhorar a organização, tornar o setor associativo desportivo mais sustentável e moderno, aumentando ainda mais a qualidade e diversidade da oferta desportiva e estimular a participação da população.
Como explicou o vereador Carlos Carmo durante a sessão, esta iniciativa estrutura-se em três eixos: no que respeita ao apoio à promoção do desporto e atividade física, são canalizados mais de 800 mil euros tendo em vista o apoio a atividades desportivas federadas, não federadas e que respeitam a uma inclusão ativa (estimulando a criação de projetos de responsabilidade social que promovam a prática regular de atividade física e desportiva junto da população portadores de deficiência – desporto adaptado).
Em relação ao apoio a projetos de responsabilidade social que desenvolvam a prática regular de atividade física e desportiva junto da população, organização de eventos e atividades pontuais como a participação de clubes e/ou atletas em competições internacionais, a Autarquia disponibiliza uma verba de 317 mil euros.
Finalmente no que diz respeito à modernização e autonomia associativa, para além do apoio à manutenção das viaturas próprias dos clubes, esta medida visa apoiar a aquisição de viaturas ou o aluguer de transportes de passageiros para a deslocação de atletas e comitivas. Neste caso, o valor ronda os 90 mil euros.
Dos dados apresentados pelo vereador com o pelouro do desporto, entre os anos de 2019 e 2022 houve um aumento na ordem dos 1000 atletas apoiados no concelho.
O Presidente da Câmara, Vítor Aleixo, por sua vez, afirmou que a autarquia tem feito um esforço no sentido de valorizar e potenciar o trabalho em rede realizado com as instituições locais. “É nesta estratégia de abordagem intersectorial e multidisciplinar que procuramos encontrar as respostas e medidas ajustadas para atingirmos os objetivos que nos propomos: aumentar os níveis de atividade física da população, reduzir os comportamentos sedentários nas rotinas diárias e seguir as recomendações mais recentes da OMS”.
Vítor Aleixo salientou ainda o “papel social e educador cívico destas associações e clubes desportivos na comunidade e nas pessoas” e a importância do desporto solidário, “no envolvimento de crianças e jovens de famílias carenciadas, sem qualquer custo para os beneficiários”.
No que respeita à criação de novos equipamentos desportivos, o autarca referiu a Pista de BMX em Quarteira, recentemente inaugurada e o Pavilhão Multiusos Desportivo de Almancil, em fase de construção, um investimento avultado que irá impulsionar a dinâmica desportiva nesta freguesia. Também frisou o papel importante do PDM, que neste momento se encontra em fase de revisão, para projetar futuros equipamentos desportivos no concelho.
Finalmente, o presidente da câmara partilhou que muito em breve irão iniciar as obras de substituição dos relvados sintéticos dos campos de Loulé e Quarteira, assim como a construção dos três campos de relva natural no Complexo do Estádio Algarve. Relativamente aos campos de Boliqueime e da Tôr, a Autarquia aguarda pareceres das várias entidades competentes.