Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” em Boliqueime
“Oficinas no Cabo do Mundo” foi um Projeto que envolveu jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Turismo da Escola Profissional Cândido Guerreiro e séniores residentes na freguesia de Alte por si convidados a embarcarem numa viagem de descoberta, de exploração, de aprendizagem, de vivência conjunta de experiências, de troca de conhecimentos, de partilha de afetos e de criação artística sobre a Fortaleza de Sagres.
Uma viagem que promoveu o desenvolvimento das relações e cumplicidades intergeracionais e motivou para a conhecimento, a valorização, a preservação e a divulgação do Património. A Exposição Fotográfica “Oficinas no Cabo do Mundo” é um convite a uma visita à Fortaleza de Sagres através do olhar do outro, da forma como viu e sentiu aquele espaço, como descobriu as ténues linhas, as efémeras sombras, os detalhes, as nuances impercetíveis, os momentos fugidios, paralisando o movimento, eternizando o momento, fotografando de forma única e artística, produzindo imagens e memórias inesquecíveis, transformando imagens em poesia, fazendo de um click uma mensagem, de um pequeno detalhe um instante, uma memória.
A exposição que desde agosto de 2021 está a percorrer o Algarve, chegou agora a Boliqueime onde, com o apoio da Junta de Freguesia, ficará patente ao público de 4 a 18 de abril na antiga Escola Primária, e estará aberta de 2ª feira a domingo, no período das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, à exceção dos dias 14 (à tarde), 15, 16 e 17.
Tendo iniciado esta viagem na Fortaleza de Sagres, onde recebeu milhares de visitantes, rumou a Alte, onde esteve no Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, seguiu para o Restaurante Rosmaninho em Sarnadas, uma pequena localidade na freguesia de Alte. Desceu da Serra ao litoral, para estar no Instituto Português do Desporto e Juventude em Faro, posteriormente nas Ruínas Romanas de Milreu – Estoi e antes de chegar a Boliqueime, fez uma paragem de um mês no Centro Autárquico de Quarteira.
O projeto, a partir de uma ideia original de Isa Catarina Mateus, foi desenvolvido de maio a outubro de 2021 no âmbito do Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM), da Direção Regional de Cultura do Algarve. Promovido por uma parceria constituída pela Associação In Loco, a Junta de Freguesia de Alte, a Escola Profissional de Alte, CIPRL e a sua Escola Profissional Cândido Guerreiro, o Centro de Animação e Desenvolvimento Comunitário da Freguesia de Alte, a Casa do Povo de Alte/Juventude Altense, contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé – Museu Municipal – Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, da Região de Turismo do Algarve, da Federação Nacional de Cineclubes e da Federação Internacional de Cineclubes.
A itinerância em curso, tem vindo a contar com o apoio das entidades, organizações e empresas que a têm acolhido nas suas instalações: a Fortaleza de Sagres, o Polo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte; o Restaurante Rosmaninho – Sarnadas/Alte; o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Direção Regional de Cultura do Algarve; a Junta de Freguesia de Quarteira e agora também a Junta de Freguesia de Boliqueime.