Silves assinala o 192.º aniversário do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, terá lugar, em SB Messines, no próximo dia 8 de março – Dia Municipal de João de Deus – uma cerimónia comemorativa dos 192 anos do nascimento do poeta e pedagogo. A iniciativa, que conta com o alto patrocínio da Presidência da República, integra a realização de diversas atividades, ao longo de todo o dia, coincidindo as mesmas com o 50.º Aniversário do Jardim-Escola João de Deus.

As comemorações deste dia contam com diversos pontos altos, entre os quais a cerimónia evocativa com deposição de flores junto ao monumento de homenagem a João de Deus, pelas 9h30; a cerimónia de entrega do Prémio Nacional Literário João de Deus – Poesia 2021, às 17h00; terminando com o espetáculo “Meu Fado”, interpretado pelos Ecos de Coimbra, pelas 21h30. 

Fazem, ainda, parte desta programação variadas atividades de destaque, como as comemorações do 45.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de SB Messines, com formatura com guarda de honra, logo pela manhã; o descerramento de placa comemorativa no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do Jardim Escola João de Deus; o Torneio Inter Escolas João de Deus; a leitura de poesia de João de Deus, por Cristina Paiva, tendo como cenário o Panteão Nacional (atividade online); e o apontamento performativo “Marafábulas e os bichinhos que contam”, pelos alunos do Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines. O programa de dia 8 de março será antecedido da atividade online “João de Deus para mim? Breve comentário”, que apresentará, de 01 a 07 de março, a perspetiva de diversos convidados sobre o poeta e pedagogo.

O Município de Silves convida todos a participarem neste programa comemorativo, com o objetivo de homenagear João de Deus, um filho da terra de reconhecido mérito nacional, que será para sempre recordado como uma das mais eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas. 

Consulte o programa detalhado em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/8541/municipio-de-silves-assinala-o-192-aniversario-do-nascimento-do-poeta-e-pedagogo-joao-de-deus.aspx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *