Ambiente

Vencedores do concurso de curtas metragens do FAPAS

Terminou o concurso de curtas metragens em vídeo, integrado no projeto “OLHAR AS PESSOAS NO AMBIENTE: O LEGADO DE LUIS FILIPE COSTA NAS MÃOS DOS ADULTOS DE AMANHÔ. 

Ao concurso apresentaram-se 30 vídeos que estão disponíveis no link acima.

Concorreram 158 alunos de 13 escolas: Agrupamento de Escolas de Canedo (Santa Maria da Feira), Colégio de Gaia (Vila Nova de Gaia), Colégio Dom Diogo de Sousa (Braga), EB 2,3 Dr. Garcia Domingues (Silves), EB 2,3 Sec Ibn Mucana (Cascais), EB2 / 3 Secundária da Sobreira (Paredes), Escola Básica João de Deus em São Bartolomeu de Messines (Silves), Escola básica n ° 2 de Avelar (Ansião), Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos (Matosinhos), Escola Hermenegildo Capelo (Palmela), Escola Secundária de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), Escola Secundária de Vila Verde (Vila Verde) e Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo). 

O júri foi constituído pela bióloga Professora Doutora Helena Freitas, pela atriz e escritora Dra. Isabel Maria Medina (esposa do Luís Filipe Costa) e pelo jornalista Dr. Luís Henrique Pereira.

Os seguintes prémios foram chamados: 

Documentário Vida Selvagem – Prémio Jovens Naturalistas
1º lugar: Agrupamento de Escolas de Silves – “Abelhas – pilares dos nossos ecossistemas | Abelhas – pilares dos nossos ecossistemas ” 
2º lugar: Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo) -“ Estuário do Tejo e os flamingos ” 

Das Montanhas aos Oceanos – Prémio Vida
1º lugar: Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo) -“ Arte Oceânica ” 
2º lugar : Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo) – “O clima está a mudar, porque não estamos?” 

Desperdício Zero Economia Circular – Prémio Sustentabilidade
1º lugar: Escola Secundária Jorge Peixinho – “Um causado ambiental causado pela indústria da roupa”
2º lugar: Escola básica n ° 2 de Avelar (Ansião) – “Altera os teus comportamentos, é fácil e grandioso!” 

Prémio Escolha do Público (número de likes no YouTube)
Escola Secundária de Vila Verde – “Vila Verde ou Vila negra” 

Os prémios, constituídos por livros, binóculos e garrafas para água, vão ser agora enviados aos vencedores e todos os participantes. Os primeiros classificados ganham inscrições na Universidade Júnior da Universidade do Porto (com estadia incluída), prevendo este prémio da evolução da pandemia. 

A organização do concurso foi da FAPAS, Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, com destaque particular para o trabalho das voluntárias, as biólogas Susana Freitas (Universidade de Lausanne) e Soraia Barbosa (Universidade de Idaho).

Os constrangimentos provocados pela Covid-19, e a dispersão geográfica dos concorrentes, não permite uma sessão presencial de apresentação dos vídeos que, contudo, ficarão disponíveis em permanência no site acima referido e no Facebook da FAPAS 

VER OS VÍDEOS CONCORRENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *