Miúdos e Graúdos enchem Cineteatro para “A mágica aventura da Mi Nhoca”
Foi no passado domingo que o Cine Teatro Louletano recebeu a peça de teatro para a infância “A mágica aventura da Mi Nhoca”, uma produção da Associação Figo Lampo, que contou com uma casa cheia que aceitou o convite.
A peça conta a história de duas minhocas que resolvem abandonar o conforto do fundo da terra e partir para a superfície do solo em busca do propósito da vida. Ao longo do caminho ambas descobrem a importância da amizade, da comunidade e da empatia, e vão-se cruzando com várias personagens que vão mostrando, às protagonistas da história e ao público, a enorme importância que as minhocas têm no solo, uma vez que o seu trabalho contribui para a grande diversidade biológica do planeta, que se quer cada vez mais saudável e equilibrado.
A peça, com música original de Rui Afonso, ideia Original, Animações e Direção de Verónica Guerreiro e texto original e dramaturgia de Maria Adelaide Fonseca, contém uma mensagem ecológica clara que se destina a toda a família: a perda crescente da biodiversidade vai ganhando proporções preocupantes pondo em causa a saúde do planeta e o futuro das gerações vindouras. O convite à reflexão sobre estas questões é uma constante no trabalho desenvolvido pela Figo Lampo, cujo compromisso cultural e ambiental se faz sentir nos mais variados formatos performativos que desenvolvem desde a sua constituição.
André Canário, Henrique Prudêncio, Rita Justino e Rui Afonso trouxeram para o palco as personagens de “A mágica aventura da Mi Nhoca”. O cenário saiu das mãos de Ambra Zotti do Super Flash Studio e os figurinos foram costurados por Filipe Correia. O desenho e operação de Luz ficou a cargo de Jorge Pereira e o Som pelo Zé do Val, e a voz off partiu das vozes de Maria Adelaide Fonseca e de Verónica Guerreiro.
A peça só ficou concluída com participação especial das crianças bailarinas da Contemporâneo Fusion que enriqueceram a mesma com uma coreografia criada especialmente para Mi e Nhoca.
A produção contou ainda com o apoio da Casa do Povo de Querença, da Mákina de Cena e da Casa da Cultura de Loulé.
“A Aventura Mágica da Mi Nhoca” uma produção da Associação Figo Lampo, inserida no projeto #terravermelha que contou com os Parceiros Institucionais: A República Portuguesa – Ministério da Cultura e com a Câmara Municipal de Loulé.
Miúdos e graúdos aceitaram o convite e encheram o Cineteatro Louletano, fazendo entoar as gargalhadas por todo o teatro, dançaram nas cadeiras e cantaram com a Mi e Nhoca, as minhocas mais populares de sempre, provando mais uma vez que, apesar dos tempos conturbados que vivemos, a Cultura é prioridade. Mesmo a um domingo de manhã.