Turismo responsável na rota vicentina: curso para guias locais
A proposta é capacitar guias turísticos para a região, e com isso impulsionar uma oferta local de serviços especializados que promovam mais experiências responsáveis, de maior proximidade com as comunidades, de absorção dos valores culturais distintivos da região e com pegadas ambientais reduzidas.
Este curso terá a duração de 12 dias, interpolados entre Janeiro e Março, e contará com sessões presenciais e online, totalizando 77 horas dedicadas a conceitos, casos de estudo, visitas de campo, conversas e palestras sobre turismo responsável, estruturação de actividades, na e sobre a região da Costa Alentejana e Vicentina.
As vagas são limitadas e as pré-inscrições decorrem até 31 de Dezembro em www.rotavicentina.com
Para promover uma literacia para a sustentabilidade e as competências necessárias ao desempenho da actividade, percorrer-se-á um caminho que vai desde os conceitos actuais e precursores na área do turismo, passando por aspectos intrínsecos à região, até umas conversas interactivas sobre estruturação de actividades turísticas. Concretamente, trata-se de preparar um grupo de Guias Locais para lançarem a sua própria oferta, segundo critérios rigorosos de sustentabilidade.