Rite of Decay – Joana Castro no Cine-Teatro Louletano a 2 de novembro
RITE OF DECAY é uma dança sobre a morte, ou várias mortes.
A gestão de um corpo que se desmultiplica noutros, já extintos ou por vir.
Em decadência, que se expõe, que falha, onde o tudo e o nada, a persistência e a renúncia, a presença e a ausência, se defrontam na tentativa de reconciliação com o fim.
O fim do mundo como uma metáfora para a nossa própria degradação.
RITE OF DECAY é um projeto que nasce no final de 2018 após uma pausa para refletir sobre a vida e a morte, o luto, o fim dos corpos, das coisas, dos lugares e dos tempos.
O que significa existir aqui? E ali? E noutros contextos de aprisionamento? Como refletir sobre a morte enquanto transformação?
Este projeto assenta na construção de uma reflexão sobre a morte, o fim. O fim de uma era de compromissos. A morte do sentido, do apego pela matéria e por ideias de amor.
O anúncio do fim de uma era, a reformulação de construções, de definições, a recontextualização das formas. O mundo a exigir existências, a impor restruturações. O global enquanto rizoma de conquistas, a necessidade de fixar o que já não está como input para participar num novo conjunto de regras por conquistar. Impõe-se a reconstrução a partir de um luto, de uma metamorfose no aqui e agora.
FICHA ARTÍSTICA
Conceção, criação coreográfica, interpretação e espaço cénico
Joana Castro
Voz e paisagem sonora
Diana Combo e Joana Castro
Figurino e maquilhagem
Silvana Ivaldi
Desenho de luz
Mariana Figueroa
Aconselhamento artístico
Maurícia | Neves
Residência de co-produção
O Espaço do Tempo
Apoio à criação e residências artísticas
Nome Próprio, DeVIR CAPa, Companhia Instável, Rua das Gaivotas 6, A22, Centro de Criação Candoso | CCVF, Teatro de Ferro, Centro Cultural do Cartaxo/Materiais Diversos, O Rumo do Fumo, CTB – Companhia de Teatro de Braga
Co-produção
Festival GUIdance (Centro Cultural Vila Flor) e Cultura em Expansão (Câmara Municipal do Porto)
Duração
40 minutos
BILHETEIRA
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades especiais, para crianças até aos 12 anos de idade e para portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé