Atualidade

Desafio mar startup: empreendedores habilitam-se a abrir dois espaços comerciais nos centros mar shopping

Quando comemoram 4 e 13 anos respetivamente, o MAR Shopping Algarve e o MAR Shopping Matosinhos unem-se ao CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e à ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, para lançar o concurso de empreendedorismo “Desafio MAR StartUp”. O período de candidaturas arranca hoje, 15 de novembro, terminando a 15 de dezembro. Os dois conceitos vencedores terão a oportunidade de abrir um espaço (um em cada centro comercial), sem remuneração associada, por um período de seis meses.

O “Desafio MAR StartUp” dirige-se a jovens empreendedores portugueses, entre 18 e 40 anos, residentes em Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com empresa própria numa das seguintes áreas: design gráfico, produto, moda, calçado, arquitetura, bijutaria, joalharia, artesanato urbano, ilustração, pintura, fotografia e mobiliário.

O concurso de empreendedorismo visa estimular o desenvolvimento de novos conceitos e novas oportunidades de negócio, de interesse comercial, que possam dar origem a uma start- up store, em forma de quiosque. Potenciar a entrada no mercado de novos talentos e o empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental é o principal objetivo desta iniciativa.

Os empreendedores candidatos à abertura dos quiosques no MAR Shopping Algarve e no MAR Shopping Matosinhos deverão consultar o website dos centros MAR Shopping, onde encontrarão as instruções para submeter os documentos necessários.

O júri, constituído por elementos da Ingka Centres, empresa que detém os centros comerciais MAR Shopping em Portugal, do CRIA e da ANJE, anunciará no dia 15 de janeiro de 2022 os dois vencedores. Os espaços ser-lhes-ão entregues entre 20 e 31 de janeiro, podendo ser inaugurados no espaço de um mês a contar da data da entrega.

Um conceito de sucesso

O “Desafio MAR StartUp” inspira-se no concurso “Cinco Anos de Vida, Um Negócio de Sucesso” que o MAR Shopping Matosinhos organizou em 2013 e do qual saiu vencedor o conceito meia.dúzia. Na altura em fase de criação, a marca portuguesa de compotas em bisnagas rapidamente se expandiu a partir da loja no MAR Shopping Matosinhos, tendo aberto posteriormente três espaços de rua no Porto. Atualmente, as suas compotas marcam presença em mais de 20 países.

“A inovação é importante em qualquer setor e o retalho não é exceção. Fomos um dos primeiros centros comerciais do país a lançar um concurso de empreendedorismo, porque acreditamos haver pessoas muito talentosas, com conceitos inovadores aplicáveis ao comércio e que, muitas vezes, por falta de oportunidade não alcançam a montra que merecem. Dar a conhecer dois conceitos diferentes e que traduzam uma preocupação com a sustentabilidade é uma missão que abraçamos com todo o entusiasmo”, explica Ana Machado, communication business partner para Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Reino Unido na Ingka Centres.

“O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia é uma estrutura da Universidade do Algarve orientada para promoção de relações entre a academia e o setor empresarial, apoiando a inovação, o empreendedorismo e a transferência de conhecimento. O objetivo é potenciar a inovação, a diferenciação e a competitividade dos agentes regionais, valorizando os produtos autóctones. A colaboração com o grupo INGKA Centres visa reforçar esta atuação em rede na região, identificando, apoiando e valorizando novas ideias, novos produtos e novas empresas, capitalizando produtos inovadores em espaços de grande exposição ao público”, afirma Hugo Barros, Chefe de Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (UALG CRIA).

“A ANJE associa-se à INGKA Centres Portugal com o objetivo de fazer aquilo que tem vindo a fazer desde 1986: promover o empreendedorismo, a dinâmica empresarial, a criação de conceitos novos, diferenciados, capazes de gerar valor às pessoas, à Economia e a Portugal. Esta iniciativa, em Matosinhos, enquadra-se também num trabalho que temos vindo a desenvolver no concelho desde há muitos anos – apoiando a criação de negócios, a incubação e o autoemprego. Neste caso, a associação com o Grupo INGKA, que tem o mesmo ADN empreendedor, é uma parceria que promete ter muito sucesso”, refere Pedro Guerreiro, membro do conselho de gestão da ANJE e diretor de Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *