Avança a obra ponte do Arieiro, substituição da obra de arte
Segundo informação das Infraestruturas de Portugal, inicia-se a obra da substituição da ponte do Arieiro, na EN 120 Km142, obra há muito reclamada e esperada, que agora esta adjudicada á H TECNIC- Construções, Lda, pelo preço contratual de 462.21,48€, com um prazo de execução de 120 dias.
A Ponte do Arieiro localiza-se ao km 142+500 da EN120, no concelho de Aljezur, distrito de Faro, cujo número de inventário é 3472. A obra de arte existente é constituída por um tabuleiro de laje maciça em betão armado, composto por sete tramos de 1,20 m de vão. Os tramos intermédios estão apoiados em pilares-parede em alvenaria de pedra rebocada, com composição heterogénea, de geometria e dimensão irregular sendo que os tramos de extremidade estão apoiados nos encontros também de alvenaria de pedra rebocada.
A estrutura da ponte existente tem uma configuração que dificulta a passagem de elementos de dimensões iguais ou superiores às secções disponíveis sob a ponte, tais como canas e outros elementos constituintes da vegetação ripícola, que frequentemente, em períodos de cheias são arrastados pelo caudal afluente à linha de água, conduzindo à obstrução e correspondente redução da capacidade de vazão disponível, provocando efeito de barragem.
Intervenções Propostas para esta Obra de Arte:
Perante as patologias identificadas na obra existente, e face à necessidade de aumentar a secção de vazão da obra de arte, preconizou-se a substituição integral da ponte existente, por uma estrutura de vão único, com 15,05m de comprimento entre eixos de apoio nos encontros, procurando-se assim evitar a acumulação de detritos entre os pilares da ponte, como sucede com a ponte existente.
A solução da nova ponte consiste na demolição integral do tabuleiro, dos pilares-parede existentes e parte dos encontros e muros ala existentes, e construção de um novo tabuleiro, com recurso a vigas pré- fabricadas, pré-esforçadas, apoiadas sobre vigas estribo a construir no tardoz dos encontros existentes.
O tabuleiro será constituído por 6 vigas em “T”, solidarizadas entre si por uma laje complementar superior com 15cm de espessura e por carlingas de apoio nos encontros, ambas em betão armado, executadas “in situ”. Cada um dos encontros será constituído por um muro de espelho, para a contenção de terras no seu tardoz, e por uma viga estribo em betão armado, fundada indiretamente através de 4 estacas moldadas, com 800mm de diâmetro e 17,00 e 18,00m de comprimento, a construir no tardoz dos encontros existentes.
Em complemento aos muros de ala existentes, preconizou-se a construção de muros de avenida em consola, em betão armado, em ambas as extremidades da obra.
A ligação do tabuleiro aos encontros será assegurada por quatro aparelhos de apoio de neoprene cintado, em cada encontro.
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A nova solução entende um alargamento da plataforma rodoviária para 9,70m, acomodando uma faixa de rodagem com 6,00m, duas bermas com 0,60m e dois passadiços de serviço com 1,00m. O tabuleiro será dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos, fixos às vigas de bordadura nas extremidades do tabuleiro.
Uma vez que os encontros e os muros ala existentes serão parcialmente mantidos, preconizou-se a remoção integral do seu reboco, reconstrução dos muros de ala que se encontram partidos, com recurso a pedra argamassada, e posterior barramento com argamassa cimentícia, tanto nos muros como nos encontros.
Foi também preconizado um passadiço seco de fauna, com 1m de largura e 0,30m de altura, paralelo ao encontro norte da obra de arte.
Optou-se por recorrer ao enrocamento argamassado para proteção do leito da ribeira, uma vez que se trata de uma solução rígida, que permite proteger a obra de possíveis infraescavações em função do regime torrencial já registado.
Propõe-se ainda a limpeza, desmatação, regularização e reperfilamento do leito da ribeira, e dos taludes na envolvente da linha de água, numa extensão de 20m a montante e a jusante da obra de arte, uma vez que se trata de um canavial muito denso, que é um constrangimento ao normal escoamento da linha de água.
Durante a execução dos trabalhos prevê-se o desvio provisório do tráfego da EN120, com recurso a tráfego alternado, durante os trabalhos de execução do novo tabuleiro da obra de arte. Para o efeito preconizou-se a construção de um aterro homogéneo no lado nascente da obra de arte, com uma altura média de cerca de 2,20m em relação ao leito da ribeira. O coroamento do aterro terá uma largura total de 5,00m e suportará uma faixa de rodagem de 3,00m e duas bermas de 1,00m, equipadas com perfis do tipo “New Jersey”.
Está previsto o revestimento do talude Nascente com enrocamento de proteção. Para assegurar o livre escoamento da ribeira está previsto a instalação de três manilhas de betão, de secção circular com 0,80m de diâmetro, na base do aterro do desvio provisório.
Após a conclusão dos trabalhos de execução do novo tabuleiro e pavimentação do mesmo, poder-se-á repor a circulação rodoviária na EN120, com remoção do aterro e pavimentação do desvio provisório. Nesta última fase, após a reposição da circulação rodoviária na EN120, executar-se-á os trabalhos de reabilitação dos encontros e muros ala existentes e reconstrução dos muros limite de propriedade, a demolição dos pilares-parede originais ainda não demolidos e os trabalhos de proteção do leito da ribeira, respetivos taludes e da vala situada a NE da obra de arte.
Esta é uma obra, muito bem-vinda, e há muito reclamada pelo Município de Aljezur.