Via de entrada de Boliqueime requalificada
Foi inaugurada esta segunda-feira a obra de requalificação da Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, uma intervenção profunda que permitiu dar uma nova “cara” a esta artéria com características de avenida urbana e que é a principal porta de entrada em Boliqueime.
Num investimento de 1.143.000,00€, os trabalhos decorreram ao longo de toda a via, que se estende entre a rotunda da ER 125 até à Igreja de Boliqueime. Além da pavimentação, a obra incluiu a requalificação das infraestruturas enterradas, iluminação pública (com a integração de candeeiros LED), a criação de uma bolsa de estacionamento com 80 lugares e passeios generosos que só foram possíveis graças à cedência de terreno por parte dos proprietários. Foi introduzido mobiliário urbano, renovada a sinalização rodoviária e reforçada a arborização, elementos fundamentais naquelas que serão “as cidades do futuro, cada vez mais amigas do cidadão”.
E foi também a pensar nos peões/transeuntes que irão beneficiar desta via e na sua segurança que foram ainda criadas lombas para permitir a redução da velocidade de circulação dos automóveis. Esta vai ser uma via partilhada já que, como anunciou o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, dentro de pouco tempo haverá um carimbo a referir que a circulação se destina também a bicicletas, o que obrigará a uma redução de velocidade automóvel.
“Esta é uma obra que vem melhorar, em muito, Boliqueime, uma aldeia – vila espero eu em breve -, que nos últimos anos tem registado um desenvolvimento assinalável. Esta nova via urbana vem ajudar à consolidação dessa imagem renovada e de terra que anda para a frente”, afirmou o presidente da Câmara de Loulé.
Da parte da Junta de Freguesia de Boliqueime, Nélson Brasão frisou que esta “Era uma obra que Boliqueime já ansiava há bastante tempo. Esta rua não tinha grande dignidade e, neste momento, temos aqui um postal de entrada bastante bom”.
Num dia em que a população de Boliqueime vê ser inaugurada esta importante intervenção, Vítor Aleixo anunciou outro investimento de grande alcance em termos de acessibilidades na freguesia: a beneficiação da estrada entre a EN125 e a Ponte do Barão (perto da antiga Discoteca Kadoc). A criação de uma nova rotunda, a pavimentação ao longo de mais de 2000 metros e a beneficiação das infraestruturas de iluminação e telecomunicações serão alguns dos trabalhos previstos. A obra terá um valor superior a 1,8 milhões de euros e um prazo de execução de 10 meses. O concurso público já foi lançado, mas prevê-se que o arranque dos trabalhos possa acontecer apenas em outubro, uma vez que será necessário aguardar o visto do Tribunal de Contas.
Já em agosto será inaugurado um jardim público nesta aldeia, que ficará localizado na Av. Prof. Aníbal Cavaco Silva, obra criada no âmbito do Orçamento Participativo 2018.
Refira-se que, em virtude do crescimento económico e demográfico que Boliqueime conheceu ao longo dos últimos anos, um dos dossiers que a Câmara de Loulé tem neste momento em mãos diz respeito ao processo de atribuição do estatuto de vila a Boliqueime por parte da Assembleia da República, o que irá reforçar o papel deste importante núcleo populacional do concelho.