Concluída a terceira temporada do Processo de Certificação de Entidades Formadoras da Federação Portuguesa de Futebol da época desportiva 2020/2021, a Associação de Futebol do Algarve (AFA) volta a aumentar, pela segunda temporada consecutiva, o número de certificados e terá, em 2021/2022, 23 clubes com a distinção federativa, sem descidas de classificação anteriormente obtidas. Em termos globais, o Algarve sobe de 18 para 26 processos de certificação reconhecida.
No futebol, Louletano Desportos Clube, Portimonense Sporting Clube/Portimonense Futebol SAD, Sporting Clube Farense/Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD e Sporting Clube Olhanense/Sporting Clube Olhanense SAD são entidades formadoras certificadas com 4 estrelas, Clube de Futebol Esperança de Lagos, Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense, Clube de Futebol “Os Armacenenses”, Imortal Desportivo Clube, Juventude Sport Campinense, Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense e Quatro ao Cubo – Associação Desportiva de Olhão são entidades formadoras certificadas com 3 estrelas, enquanto Associação Académica da Bela Vista e Associação Desportiva Geração de Génios obtiveram a classificação de 2 estrelas e Silves Futebol Clube de 1 estrela. Associação Escola de Futebol de Faro, Casa Sport Lisboa e Benfica em Lagos, Clube Desportivo de Odiáxere e Internacional Club Almancil são centros básicos de formação.
No futsal, Portimonense Sporting Clube, Sonâmbulos Futsal Luzense Associação e Sporting Clube Farense são entidades formadoras certificadas com 3 estrelas e São Pedro Futsal Clube de Faro com 2. Já Clube Desportivo “Os Olhanenses”, Albufeira Futsal Clube e Associação de Jovens do Nordeste Algarvio Inter-Vivos são centros básicos de formação.
A AFA felicita todos os seus filiados envolvidos no Processo de Certificação de Entidades Formadoras, em especial os clubes já certificados, e enaltece o esforço, o empenho e a dedicação de todos os seus dirigentes e agentes desportivos que têm contribuído, de forma inequívoca, para o desenvolvimento das coletividades na região.
Entidade Formadora Certificada com 4 Estrelas
Louletano Desportos Clube
Portimonense Sporting Clube/Portimonense Futebol SAD (Futebol Masculino)
Sporting Clube Farense/Sporting Clube Farense – Algarve Futebol SAD (Futebol Masculino) Sporting Clube Olhanense/Sporting Clube Olhanense SAD
Entidade Formadora Certificada com 3 Estrelas
Clube de Futebol Esperança de Lagos
Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense
Clube de Futebol “Os Armacenenses”
Imortal Desportivo Clube
Juventude Sport Campinense
Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense Portimonense Sporting Clube (Futsal Masculino) Quatro ao Cubo – Associação Desportiva de Olhão Sonâmbulos Futsal Luzense Associação
Sporting Clube Farense (Futsal Masculino)
Entidade Formadora Certificada com 2 Estrelas
Associação Académica da Bela Vista Associação Desportiva Geração de Génios São Pedro Futsal Clube de Faro
Entidade Formadora Certificada com 1 Estrela
Silves Futebol Clube
Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal
Albufeira Futsal Clube
Associação de Jovens do Nordeste Algarvio Inter–Vivos
Associação Escola de Futebol de Faro
Casa Sport Lisboa e Benfica em Lagos
Clube Desportivo “Os Olhanenses” (Futsal Masculino e Futsal Feminino) Clube Desportivo de Odiáxere
Internacional Club Almancil