Atualidade

Greve nacional na Fundação Inatel no dia 11 de junho

Os trabalhadores da Fundação INATEL vão estar em greve a nível nacional no próximo dia 11 do corrente.

No decorrer da greve, vão realizar-se concentrações de trabalhadores nas unidades hoteleiras.

No Hotel INATEL Albufeira será formado um piquete de greve pelas 08 horas com a participação dos trabalhadores.

Em dezembro de 2018, foi assinado um Acordo de Empresa (AE), entre a Fundação INATEL e a FESAHT e outros Sindicatos. Foi igualmente acordado e assinado com a administração da Fundação, um protocolo em que a INATEL se comprometeu a dar aumentos salariais em 2019, a reduzir o horário de trabalho para as 35 horas semanais a todos os trabalhadores, entre outros direitos.

A administração da Fundação INATEL não está a cumprir o AE nem o protocolo que assinou, e recusou dar aumentos salariais em 2019, 2020 e 2021

Nos últimos 12 anos, os trabalhadores da Fundação INATEL apenas tiveram 2% de aumentos salariais (em 2018), havendo hoje muitos trabalhadores, com mais de 20 anos de antiguidade, a receber apenas o SMN (665,00€).

Além disso, os ritmos de trabalho e a precariedade nos diversos estabelecimentos espalhados pelo país têm vindo a aumentar, os horários de trabalho são alterados unilateralmente pela administração, não é assegurado o direito à conciliação da vida profissional com a vida pessoal dos trabalhadores, a Fundação INATEL não paga os subsídios de turno e noturno devidos aos trabalhadores em conformidade com o AE, a administração da Fundação INATEL boicota as negociações e não cumpre com o Acordo de Empresa em várias vertentes.

A administração da Fundação INATEL gasta ao desbarato dinheiros públicos, tem dinheiro para tudo, incluindo vaidades suas, mas desvaloriza o trabalho e os trabalhadores.

Os trabalhadores da Fundação INATEL, junto com a FESAHT/Sindicatos, realizaram uma semana de luta e denúncia de 24 a 28 de maio, junto às unidades hoteleiras, lojas de viagens, delegações, Estádio 1º de Maio e frente à sede da empresa, em todo o país, expondo e denunciando junto dos associados e clientes, a desvalorização e o desrespeito que a administração pelos direitos dos trabalhadores da Fundação INATEL.

Assim, os trabalhadores da Fundação INATEL vão estar em greve dia 11 de junho para exigir que a administração assuma as suas responsabilidades e cumpra com o que assinou, valorize os salários e os trabalhadores, respeite a Lei e o Acordo de Empresa.