Saúde

Ansiedade é tema de sessão informativa em Quarteira

No âmbito do projeto PROLE – Projeto de Intervenção Familiar e Parental de Loulé da Fundação António Aleixo, realiza-se na próxima sexta-feira, 21 de maio, pelas 21h00, no polo de Quarteira da Biblioteca Municipal, a sessão de informação “Vamos tirar duvidas sobre Ansiedade”, com a presença da psicóloga Andreia Mateus.

Dirigida ao público em geral, esta ação tem por objetivo alertar para uma matéria atual e esclarecer os presentes sobre sintomatologia associada, contribuindo, desta forma, para que a pessoa ansiosa reconheça o seu problema e se sinta motivada a procurar ajuda para o solucionar. Serão também abordadas algumas formas de prevenção desta condição e estratégias de promoção da diminuição da ansiedade.

Quando uma pessoa é incapaz de controlar as circunstâncias indesejadas, a ansiedade deixa de ser um veículo útil de adaptação, para passar a constituir uma perturbação mental. Deste modo, é importante abordar a ansiedade, pois esta manifesta-se de várias formas, sendo por vezes incapacitante para quem dela sofre.

“O ser humano vive em constantes desafios com relação a problemas reais ou situações de caracter imaginário face ao mundo, que espera delas respostas adequadas nas demais situações. Assim, conhecer os sinais e sintomas da ansiedade fomenta ou leva a uma reflexão conjunta por parte de todos, para que possam intervir ou minimizar o seu desenvolvimento”, consideram os responsáveis desta iniciativa.

Para participar nesta sessão, é necessária inscrição prévia através do e-mail biblioteca@cm-loule.pt ou 289 400 846. A lotação será limitada face às recomendações da DGS.

Refira-se que o PROLE é um importante projeto na área social para o concelho de Loulé, que nasce da cooperação da Fundação António Aleixo e Município de Loulé. Insere-se no âmbito dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social – 4G e tem como finalidade a promoção da inclusão social dos cidadãos socialmente vulneráveis, através de ações de intervenção familiar e parental a executar em parceria (parceiros autárquicos, sociais, culturais, educativos e desportivos), por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social no concelho de Loulé.