Saúde

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens organiza Encontro sobre o Alcoolismo, riscos e perigos, em Tempos de Pandemia

O encontro, que contará com a participação de José Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências (SICAD) entre outras participações de especialistas nas diversas dimensões desta área de intervenção, procura ser momento de reflexão e partilha de conhecimentos sobre os problemas ligados ao álcool e os seus impactos nas crianças e jovens.

“Problemas ligados ao álcool em tempo de pandemia, riscos e perigos, o detonador comum” é o tema do encontro nacional que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Brás de Alportel promove online na manhã do próximo dia 22 de abril.

Uma iniciativa que conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel, da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e do Comando Territorial de Faro da GNR, entre outras entidades.

O encontro contará, no seu painel de abertura, com intervenções da Comissão de Proteção de Crianças local, do Munícipio de São Brás de Alportel, da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, da ARS do Algarve e do Comandante Territorial de Faro da GNR.

Para o primeiro painel é dedicado aos “consumos abusivos de álcool: o impacto nas crianças e jovens” são oradores convidados: José Goulão, Diretor-Geral do SICAD, de Cláudia Maia, coordenadora da Divisão de Intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências (DICAD) e de Margarida Pinto, responsável da Equipa Técnica Especializada (ETE), de Prevenção da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD). Nuno Murcho, da Administração Regional de Saúde do Algarve, será o moderador deste painel.

O segundo painel vai debruçar-se sobre os problemas ligados ao álcool e à violência doméstica e vai ser moderado por Júlia Cardoso, coordenadora regional da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Uma momento que contará com os contributos dos oradores convidados: Coronel Pedro Oliveira, Comandante Territorial de Faro da GNR, da Sargento Vera Rodrigues do Núcleo de Intervenção na Violência Doméstica (NIAV) da GNR, de Marta Chaves da Silva, coordenadora-adjunta do Programa Nacional de Prevenção da Violência no ciclo de vida (PNPVCV – DGS) e coordenadora regional PNPVCV da Administração Regional de Saúde do Algarve, assim como de Ana Mourato Nunes, do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e de um representante do Ministério Público de Faro.
Segue-se ainda um momento de partilha de projetos e boas práticas sobre o tema pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, apresentado por Alberto Guerreiro, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé.

Uma manhã intensa de partilha de experiências e trabalho multidisciplinar, entre entidades especializadas nesta área de intervenção, nesta missão conjunta primordial que é a promoção e a proteção da defesa dos direitos das crianças e jovens, bem como das suas famílias.

A participação é gratuita e carece de inscrição, no formulário acessível em:
https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdO3lhGIG0rkT…/viewform