Cultura

«Allcante», «Elephant Woman» e «Grafonola Voadora» subiram ao palco do Cineteatro Louletano

Face à decisão do Governo em prolongar o confinamento e à impossibilidade de abrir ao público, o Cineteatro Louletano avançou, à semelhança do que fez em 2020, com programação online em março, de acesso universal e gratuito. No campo da música, subiram ao palco da principal sala de espetáculos do concelho, no dia 6 de março, os «Allcante», grupo que, como o próprio nome indica, se dedica sobretudo ao cante e às modas alentejanas, elevando as tradições de uma arte que é também Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

Igualmente no dia 6 de março se ficou a conhecer mais um projeto de grande qualidade oriundo do Algarve, os «Elephant Woman». A banda foi criada por Crestin Razvan, no baixo e voz, que se juntou mais tarde a Mariana Ribeiro, vocalista principal. David Pinto nas guitarras e Davide Nascimento na bateria, juntamente com Miguel Guerreiro nas teclas, compõem o resto do «Elefante». The Elephant Woman nasceu em 2020, percorre diversos géneros musicais e promove o sentimento citado pela poesia lírica.

Também na música, mas a 8 de março, Napoleão Mira & Grafonola Voadora regressaram ao Cineteatro Louletano para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Em palco tivemos a música original de Luís Galrito, as imagens captadas pelo olhar de João Espada e misturadas em tempo real e as palavras do declamador e poeta Napoleão Mira, que falam dos lugares ao sul, das paixões, saudades e dúvidas partilhadas por aqueles que estão longe de casa.