Novo concurso para ponte da praia de Faro decorre até 11 de fevereiro
Valor base de concurso lançado pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa sobe para 4,9 milhões de euros, depois de concursos anteriores terem encerrado por falta de propostas. Município de Faro assegura financiamento de grande parte deste investimento
O Município de Faro informa que está a decorrer, até ao próximo dia 11 de fevereiro, novo concurso público para empreitada da nova ponte de acesso à Praia de Faro, no âmbito da intervenção da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa.
Depois dos três concursos anteriores terem sido encerrados por falta de propostas (publicados em novembro de 2017, dezembro de 2018 e setembro de 2020), o valor base do concurso do quarto concurso, publicado esta segunda feira, dia 28 de dezembro, em Diário da República, sobe de 3.500.000 euros para 4,9 milhões de euros, de forma a que o preço da intervenção esteja mais adequada à realidade do mercado atual.
Grande parte do financiamento desta empreitada, com prazo de execução de 540 dias e responsabilidade da Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, é assegurada pelo Município de Faro.
A nova ponte de acesso à Praia de Faro vai substituir a atual, sendo localizada num traçado paralelo a Nascente desta, a uma distância que acautela, entre outros fatores, a necessidade de execução dos trabalhos de demolição da ponte atual – cujos custos de demolição e remoção serão suportados pela autarquia -, após construção e entrada em funcionamento da nova, que vai cobrir uma distância de cerca de 180 metros, com um tabuleiro de 11 metros de largura.
Este tabuleiro vai acolher duas faixas para circulação automóvel, permitindo igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à Praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a convivência da circulação pedonal com a ciclável.
Face ao projeto inicial, foram ainda retirados do projeto os elementos estilísticos exteriores ao tabuleiro da ponte, que oneravam em muito esta intervenção. Depois da intervenção, a gestão e manutenção desta infraestrutura ficará a cargo da autarquia.