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Turismo de Portugal lança Programa Upgrade

A transformação digital e a sustentabilidade são os primeiros temas a ser abordados no Programa Upgrade, uma formação gratuita dirigida aos profissionais do setor que tem início a 9 de dezembro na Academia Digital do Turismo de Portugal.

Esta é mais uma aposta do Turismo de Portugal na capacitação do setor, desta vez com uma formação destinada a pequenas e muito pequenas empresas, de forma a adquirirem conhecimentos e competências que lhes permitam preparar o futuro, estruturando os seus negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e capazes de responder às exigências futuras da indústria turística. 

O objetivo é partilhar conhecimentos que lhes permitam alavancar a sua transformação digital, alicerçada no modelo de negócio de cada empresa, e definir caminhos de sustentabilidade que adicionem valor às pessoas e aos territórios onde estão integradas, reforçando o papel de liderança do setor do turismo na dinâmica da economia local e nacional, na preservação e regeneração dos recursos e na criação de modelos de trabalho mais justos e inclusivos. 

O Programa Upgrade está estruturado em dois percursos que se complementam, que podem ser realizados em simultâneo, em paralelo ou parcialmente, à medida da disponibilidade e interesse de cada profissional, com uma estrutura flexível que se ajusta às necessidades e disponibilidade dos participantes.  Ao participar neste Programa, as empresas podem obter financiamento junto do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional no âmbito do Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Atividade.

O percurso de capacitação digital – Upgrade Digital – tem a duração de 116 horas de formação, e pretende contribuir para a melhoria das competências digitais dos profissionais do setor, desde as competências essenciais de literacia digital até às competências mais exigentes do Marketing Digital, que potenciem uma transformação digital intrínseca e geradora de valor para os negócios e para as pessoas.

Já o Upgrade Sustentabilidade totaliza 80 horas formativas, com vista a contribuir para a criação de uma cultura de valor e de inovação sustentável, através da integração de boas-práticas de sustentabilidade nos seus três pilares: ambiental, económica e social. 

De acordo com as orientações globais da Organização Mundial do Turismo, definidas pelo Comité Global de Crises de Turismo, a recuperação responsável do setor, após a pandemia de COVID-19, permitirá que este retome a atividade ainda mais forte e mais sustentável. É também neste sentido que o Turismo de Portugal definiu o Plano Turismo + Sustentável 20-23, um documento que se encontra em consulta pública até 26 de janeiro e que visa estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, qualificar os agentes do setor, promover Portugal como destino sustentável e monitorizar as métricas de sustentabilidade do setor. 

A formação online tem sido uma prioridade do Turismo de Portugal que, desde o início de 2020, já organizou um total de 628 ações de formação para mais de 66 mil participantes. Entre outras, foram ministradas 168 ações de Formação Executiva certificada online, com 7.624 participantes, 145 ações de formação Clean & Safe para 23.130 participantes, disponibilizada consultoria online a 359 empresas, e foram promovidas 256 ações BEST Live Online Training para 25.340 participantes.

As inscrições estão disponíveis na Academia Digital do Turismo de Portugal.