muralhas e baluartes do arco de São Gonçalo
Atualidade

Lagos comemora os 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães com diversas iniciativas

Lagos, cidade de onde partiram as primeiras caravelas, nos séc. XV e XVI, abrindo caminho às grandes navegações dos Descobrimentos, associou-se à Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães 2019-2022 (EMCFM). Reconhecendo a importância deste marcante evento no processo de globalização e de aproximação dos povos, culturas e conhecimento, a Câmara Municipal de Lagos acolhe, assim, as comemorações da descoberta do Estreito de Magalhães.

A iniciativa terá lugar no próximo 22 de outubro, quinta-feira, no Centro Cultural de Lagos, com início marcado para as 14h30, estando prevista uma sessão infantojuvenil desenvolvida pelo Centro de Ciência Viva, a apresentação da edição comemorativa de numismática pela Casa da Moeda, a apresentação comemorativa de filatelia pelos Correios de Portugal e ainda a abordagem da temática “Fernão de Magalhães – Herói, Traidor ou Mito”, pelo historiador José Manuel Garcia.

As comemorações oficiais nacionais, a cargo da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, decorrem entre 2019-2022 (EMCFM), estando previstas várias iniciativas de norte a sul do país, entre 20 e 24 de outubro, sendo de destacar o dia 21 de outubro, data em que se assinalam formalmente os 500 anos do descobrimento do Estreito de Magalhães, marco da expedição, dada a sua importância no domínio simbólico, histórico-cultural e científico e a intenção de sustentar esta herança como garantia de novas conquistas e de novos desafios conducentes ao progresso e à harmonia do planeta como um todo.

Dada a necessidade de serem cumpridas as normas impostas pela DGS, devido à pandemia, o evento tem uma lotação limitada, pelo que será necessário a confirmação de presença até ao próximo dia 20 de outubro, através do correio eletrónico: comunicação@cm-lagos.pt.

Os interessados, que não tenham possibilidade de assistir presencialmente, poderão fazê-lo através da página de Facebook do município, uma vez que o evento será transmitido em direto.

FERNÃO DE MAGALHÃES – 500 ANOS DA DESCOBERTA DO ESTREITO

22 de outubro | 14h00-17h00

Local: Centro Cultural de Lagos

Org.: Centro Ciência Viva de Lagos e EMCFM – Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação Fernão de Magalhães com o apoio da CM Lagos

Acesso presencial restrito | Transmissão em direto na página de Facebook do município

Programa:

14h30-15h00 | Sessão Infantojuvenil

“A Viagem” – A construção da caravela, os instrumentos de navegação e os mapas

As especiarias – cravinho | Centro Ciência Viva de Lagos

15h00-17h00 | Sessão Institucional:

15h00 | Abertura – Hugo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Lagos

15h15 | Enquadramento das Comemorações – José Marques, Presidente da EMCFM

15h30 | Apresentação do Estreito – Projeção de vídeo da EMCFM

15h35 | Apresentação da edição comemorativa Numismática Alcides Gama – Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda

15h55 | Apresentação da edição comemorativa de Filatelia – Isabel Fonseca, Diretora de Planeamento e Logística de Filatelia CTT Correios de Portugal

16h20 | “Fernão de Magalhães – Herói, Traidor ou Mito” – José Manuel Garcia, Historiador