Docapesca abre concurso para sinalização do estado da barra e avisos de temporal em Quarteira
A Docapesca abriu um concurso para a sinalização visual do estado da barra e avisos de temporal no porto de pesca de Quarteira, com o preço base de 31 mil euros, no âmbito do apoio às operações da estação salva vidas da Autoridade Marítima Nacional que foi inaugurada oficialmente em 8 de setembro.
O mastro de sinalização a instalar tem como objetivo indicar à navegação o estado da barra e avisos de temporal, garantindo um acréscimo de segurança a quem navega nesta zona, incluindo os tripulantes das mais de 250 embarcações de pesca que operam no porto de Quarteira e os desportistas náuticos.
A estação salva vidas de Quarteira começou a funcionar em maio com o apoio da Docapesca e da Câmara Municipal de Loulé. Veio colmatar uma lacuna de 30 milhas, entre Olhão e Ferragudo, onde não existia uma infraestrutura deste tipo.
A costa algarvia está agora dotada de estações salva vidas em Quarteira, Sagres, Ferragudo, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Recorda-se que a Docapesca também lançou, este mês, um concurso para empreitada de reabilitação da rampa varadouro do porto de pesca de Quarteira com o preço base de 51.200 euros.
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.