Nova exposição em Boliqueime celebra o mar e a identidade algarvia
A Junta de Freguesia de Boliqueime inaugura no próximo dia 19 de julho, pelas 18h00, a exposição “Algarve e o Mar Azul”, patente na antiga escola primária no Largo da Igreja (atual espaço da Assembleia de Freguesia).
Com curadoria de Francisco d’Oliveira Martins, Maria do Céu d’Oliveira Martins e Concha d’Orey, a mostra apresenta um conjunto de obras em pintura, desenho e escultura, dedicadas ao tema do mar e da paisagem algarvia. Trata-se de uma homenagem visual ao Algarve, do barlavento ao sotavento, passando pela serra, barrocal e litoral, sempre com o mar como elemento de fundo, sereno e presente.
A mostra tem como ponto de partida o poema “Algarve de lés a lés”, da autoria de Francisco d’Oliveira Martins, que aqui se transcreve na íntegra:
Algarve de lés a lés.
Do barlavento ao sotavento.
Da serra e do barrocal ao litoral.
Sempre temos o mar ao fundo.
Azul, tranquilo.
O sempre azul mar do nosso Algarve.
Visto em pinturas desenhos e esculturas.
O nosso Algarve a várias mãos, a várias artes.
Esta reflexão poética serve de guia à leitura das obras expostas, num percurso que atravessa geografia, cor e memória, traduzindo a diversidade do território algarvio numa linguagem visual partilhada.
A exposição estará aberta, de forma livre, ao público nos dias úteis, entre as 14h00 e as 17h00, até 29 de agosto de 2025.
Com o apoio da Junta de Freguesia de Boliqueime, Câmara Municipal de Loulé e com a colaboração da Unidas para Vencer – Associação Humanitária de Apoio a Doentes com Cancro da Mama, esta mostra convida à contemplação e à valorização do património natural e cultural da região algarvia. Melhores Cumprimentos,