Município de Lagos integra a rota da viagem pelo clima
A 3ª edição da Viagem pelo Clima arrancou na passada sexta-feira, dia 11 de julho, no Mosteiro Santa Maria do Mar, em Carcavelos e irá passar por seis munícipios parceiros até dia 22 de julho. Lagos será um desses munícipios, que irá acolher a equipa Água no dia 15 de julho.
A iniciativa, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, tem como objetivo promover ações de consciencialização sobre as alterações climáticas e os desafios enfrentados pelas comunidades na adaptação a um futuro mais sustentável. Durante a viagem, a Equipa Ar, a Equipa Terra e a Equipa Água – irão promover atividades que permitirão à população refletir sobre o impacto das suas escolhas no clima e na vida comunitária, enfrentando diversos desafios em cada município.
A equipa que vencer esta competição terá a oportunidade de viajar até ao Brasil, em novembro de 2025, e participar na COP 30, a conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas.
A chegada das equipas está prevista para o dia 22 de julho de 2025, em Braga, assinalando o fim de uma jornada que pretende reforçar a urgência da ação climática e envolver cidadãos, empresas e autarquias.
O desafio em Lagos
No dia 15 julho, Lagos acolhe a Equipa Água para um Workshop Mural do Clima Júnior, que irá contar com a participação de 24 crianças. O objetivo é aprender sobre as alterações climáticas através de um jogo de cartas. No atelier colaborativo “Mural do Clima” serão atravessadas quatro fases de aprendizagem: reflexão, criatividade, emoções, ação. O objetivo desta atividade passa também por abordar o tema da água e da preservação do ambiente como componentes indispensáveis no combate às alterações climáticas, como refletir sobre o que se pode fazer melhor em Lagos, mas também em casa e na escola.