Considerado o último paraíso do Algarve, o Verdelago Resort recebeu a certificação Green Globe, que comprova o desempenho de sustentabilidade de empresas de turismo e viagens. Este certificado avalia áreas como gestão sustentável, impacto social e económico, preservação do património cultural ou gestão ambiental e o Verdelago é o primeiro resort português a ter em consideração os critérios Green Globe desde a conceção do projeto.
Envolto pela natureza, o Verdelago Resort tem trazido uma oferta até agora inexistente na região do Sotavento Algarvio. Com acesso exclusivo à praia a partir dos passadiços suspensos, o resort de 5 estrelas, tem na sua génese um aldeamento turístico que resulta de um projeto imobiliário turístico focado em luxo sustentável e informal.
Paulo Monteiro, Diretor Geral de Desenvolvimento do Verdelago Resort afirma que “é com muita satisfação e orgulho que recebemos a Certificação da Green Globe, que vem reforçar a concretização da nossa estratégia de sustentabilidade e concretizar um longo processo já iniciado em 2020”.
Com uma área superior a 80 hectares, o Verdelago Resort é um projeto de baixa densidade de construção, com apenas 9% da propriedade destinada a alojamento e infra-estruturas recreativas. Tudo isto em plena proximidade com a natureza – os hóspedes podem passear pelos trilhos previamente existentes, caminhar até à costa e desfrutar das praias da região ou até fazer uma massagem ou uma sessão de ioga no meio do pinhal.
“Este compromisso com a sustentabilidade está presente desde a concessão do projeto, passando por todas as etapas, de construção, comercialização e operação turística, baseando o elevado nível de qualidade do empreendimento no conceito de Luxo simples, descomprometido, que valoriza os sentidos, as experiências e os valores mais autênticos do ser humano e do local”, reforça Paulo Monteiro.
Os materiais utilizados, as cores dos apartamentos, a construção de uma central fotovoltaica, a preservação da natureza envolvente e as centenas de árvores plantadas, assim como o sistema de rega de última geração ou o sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC), são alguns exemplos de como a preocupação ambiental foi tida em conta desde o início.
Em linha com estes exemplos de sustentabilidade, o Verdelago dá grande importância à comunidade local e ao seu envolvimento no negócio. Cerca de 50% dos seus fornecedores são empresas regionais e existem produtos locais e artesanais à venda no pequeno market disponível no resort. Além disso, os hóspedes recebem informação sobre várias experiências locais que podem experimentar, como visitar a fábrica tradicional de cortiça ou as salinas, fazer uma prova de vinhos numa adega ou até um passeio de barco solar pela incrível Ria Formosa.
“Vamos assim continuar o nosso esforço e estratégia para conseguirmos ser cada vez mais “verdes”, tal como o nosso nome indica, valorizando o nosso posicionamento, como um empreendimento com elevados níveis de qualidade, luxo e sustentabilidade, o que reforça o impacto positivo em toda a comunidade em que está inserido”, sublinha, ainda, o Diretor de Desenvolvimento do Verdelago Resort.