Cultura

Rara – residência de artesanato da região dos Açores visita o Loulé criativo para exposição e partilha de conhecimento

Loulé recebe, nos dias 28 e 29 de março, a RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores, um projeto dedicado à valorização e inovação da produção artesanal açoriana. A iniciativa contará com uma exposição, uma mesa-redonda, um workshop e uma tertúlia de artesãos, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre criativos, mentores e a comunidade local. 

Criada em 2014 pela Anda&Fala – Associação Cultural no âmbito do Walk&Talk – Festival de Artes, a RARA combina residências artísticas anuais e a comercialização de produtos para fortalecer a atividade artesanal nos Açores. Ao longo de 10 edições, sob a curadoria do designer Miguel Flor, a residência já reuniu 26 criativos e coletivos de 7 nacionalidades, além de 17 artesãos e entidades açorianas, resultando em 205 protótipos, dos quais 53 integram o catálogo inicial da marca RARA. 

O evento, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, acontece no Palácio Gama Lobo, e oferece uma oportunidade única para conhecer de perto este projeto e explorar a relação entre tradição e inovação no artesanato. 

A exposição, que marca os 10 anos da RARA, inaugura às 18h00 do dia 28 de março e ficará patente até 31 de maio. 

Às 17h00 do dia inaugural, haverá uma mesa-redonda. No âmbito desta iniciativa, dia 29 de março, às 14h30, realiza-se um workshop.

Para mais informações, entre em contato com: loulecriativo@cm-loule.pt

Sobre a RARA


A RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores é um projeto contínuo que visa a preservação e renovação do artesanato açoriano através da colaboração entre designers e artesãos locais. Saiba mais em: rara-azores.com