A dádiva de sangue é um gesto essencial para salvar vidas, mas ainda existem muitos mitos que precisam de ser desfeitos. Para sensibilizar a comunidade sobre a importância deste ato e promover a saúde, o MAR Shopping Algarve, em colaboração com o Algarve Biomedical Center (ABC), organiza uma ação gratuita de sensibilização para a dádiva de sangue e uma formação em suporte básico de vida. Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a primeira iniciativa decorrerá no dia 28 de março, em frente à Worten (Piso 0), das 10h00 às 18h00, e a segunda no dia 30, no espaço MAR de Letras (Piso 1), à mesma hora.
No dia 28 de março, o evento do Dia Nacional do Dador de Sangue destacará a importância da dádiva, através de um quiz interativo sobre mitos e verdades relacionados com a doação, e uma simulação do processo de doação de sangue. A ação pretende apelar à sensibilização da população, desmistificando o processo de doação e ressaltando a relevância desse gesto para a saúde pública.
No dia 30 de março, por seu turno, será realizada uma formação em Suporte Básico de Vida, essencial para a formação da comunidade em primeiros socorros, acompanhada por uma apresentação promovida pela UFALBA (Unidade de Farmacovigilância de Algarve e Alentejo), que esclarecerá os participantes sobre como proceder em caso de efeitos adversos de medicamentos, abordando outros temas importantes relacionados com a segurança na utilização de fármacos.
O Meeting Place do Algarve reforça, assim, o seu papel como ponto de encontro relevante, promovendo iniciativas de saúde e bem-estar que beneficiam a comunidade.